terça-feira, 29 de setembro de 2009

Torta de espinafre com ricota



Essa torta é mais um suflê e é maravilhosa para comer com o peixe assado que já indiquei para vocês. Eu particularmente adorei! Espero que vocês gostem também. Depois me mandem notícias sobre a experiência que tiveram com as receitas que fizerem em casa.
Bon Apetit!!!


INGREDIENTES:
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de leite desnatado
- 1 colher de sobremesa de margarina light
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de queijo parmesão light ralado
- 1 fatia grossa de ricota (100g)
- 2 maços de espinafre cru
- ½ cebola picada
- 1 colher de sopa de salsa
- sal a gosto
- 1 colher de sopa de fermento
- margarina light para untar o refratário

MODO DE PREPARO:
Lave bem o espinafre. Folha por folha, para tirar todas as impurezas. Coloque em uma panela para cozinhar com água e sal. Escorra-o, pique as folhas e reserve. Bata no liquidificador os ovos, farinha, margarina, leite, sal e queijo ralado. Em uma tigela, amasse a ricota, acrescente o espinafre, a salsa e a cebola picada. Depois, acrescente a massa que foi batida no liquidificador e por último, o fermento dissolvido em um pouco de água e misture delicadamente. Despeje num refratário untado. Leve para assar no forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.

Rendimento: 6 porções

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O primeiro sapatinho rosa


Desde que tive a confirmação que esperava mesmo uma menina e, assim, pude avisar a todos, comecei a ter sensações diferentes que não tive com o meu primeiro filho homem.

Menina é diferente e isso é óbvio, mas não estava preparada para tantos mimos e tanta coisa fofa. Minha primeira experiência foi com o primeiro sapatinho rosa da Ágatha. Que coisa fofa! Fiquei até emocionada quando ganhei da Tia Tety, tia do Allan, o sapatinho lindo e rosa que ela me deu com tanto carinho.

Desde o sapatinho cada presente que ganho é uma surpresa mais fofa que a outra. O mundo de coisinhas para menina é muito mais diversificado e cheio de coisas delicadas que te conquistam mais a cada momento. E eu, que sempre fui tão básica, já estou vendo minha filha super pirua com tantos lacinhos e babados. A gente realmente muda quando menos espera. Achei que minha filha seria básica, mas estou vendo que falei isso cedo demais.

Já estou vendo o dinheiro que vou ter que gastar com tanto apretecho. Espero não me deslumbrar com tanta coisa fofa e gastar mais que realmente preciso, afinal temos que fazer todos os gastos com consciência, o que também não nos impede de curtir cada segundo deste momento único.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Receita Peixe Assado



Como prometido estou começando a enviar as receitas maravilhosas da minha personal diet Priscila Fragoso.

Este peixe está sendo o nosso preferido até agora. Digo nosso, pois a família toda está curtindo estes deliciosos prazeres fantásticos e, por isso, posso recomendar todas as receitas que passarem por aqui não só para a gravidez, mas pra qualquer fase da vida de todas as pessoas que procuram hábitos saudáveis.

Aproveitem a primeira Delícia!

INGREDIENTES:
- 5 filés de peixe (ex: salmão, linguado) (500g)
- 2 dentes de alho
- sal a gosto
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de sopa de azeite de oliva

Molho:

- 1 colher de sopa de azeite
- ½ cebola picada
- 1 colher de sopa de pimentão verde picado
- 1 colher de sopa de pimentão amarelo picado
- 1 colher de sopa de pimentão vermelho picado
- 1 tomate sem semente picadinho
- 1 colher de chá de páprica
- sal a gosto
- ½ vidro de leite de coco light
- 1 colher de sopa de coentro picado

MODO DE PREPARO:

Tempere os filés com alho, sal e limão. Depois, arrume os filés de peixe num pirex. Coloque o azeite por cima e leve ao forno alto para assar. Para o molho: numa panela coloque o azeite, a cebola e deixe murchar. Coloque os pimentões, o tomate, a páprica e o sal e misture até engrossar. Depois, acrescente o leite de coco e misture. Por fim, coloque o coentro e despeje o molho por cima dos filés de peixe e sirva.

Rendimento: 5 porções

Priscilla Fragoso – Personal Diet
Tel: 21 9612-2161
E-mail: priscillafragoso@uol.com.br

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Treinamento funcional



Vocês lembram que eu disse que estava fazendo musculação com o personal Fernando Pinduka??? Então, na verdade, acabou que de uma simples musculação fomos para um Treinamento Funcional... Pois é, mas o que é isso?
A verdade é que eu, como uma boa leiga que sou, tinha dado o nome mais prático a uma aula pra lá de eficiente e proveitosa. Na verdade eu achei que seria uma musculação pura e simples, mas com o decorrer das aulas vi que havia algo de diferente naquele treinamento, até que meu querido mestre me revelou que estava fazendo comigo um treinamento funcional e não musculação.
Treinamento funcional é quando o seu professor, tendo o conhecimento amplo do corpo humano, trabalha o que o aluno realmente precisa, individualmente, e não seguindo uma rotina igual e com o mesmo tipo de técnica toda semana. Eu realmente fiquei apaixonada por esta técnica e por isso resolvi revelar um pouquinho mais dela para vocês.
Eu faço treinamento toda terça e quinta, sem falta! E todo dia sou surpreendida com uma série diferente usando materiais diferentes. Em um dia trabalhamos com o elástico, em outro com bastão, num terceiro usamos os aparelhos de musculação, num quarto caneleiras e step. Cada dia é realmente uma surpresa. Fora que ele mistura técnicas num mesmo dia também fazendo com que nenhum treino seja igual ao outro.
O que mais tem me impressionado é o conhecimento que ele possui sobre corpo humano, tanto que até quando eu acabo dormindo errado e dando um jeito no pescoço ele vai lá e com manipulação resolve rapidinho. Ele realmente tem mãos santas.
O melhor de tudo é que além de conhecer o corpo humano no geral, ele tem todo um conhecimento para grávidas. E se vocês acham que ele pega leve só por conta da Ágatha estar crescendo dentro de mim, estão enganadas! Tudo, porém, é feito com o máximo de cuidado e respeito ao corpo.
Eu estou realmente impressionada com os resultados, pois até minha canela que era grossa está ficando fina com os exercícios. Coisa que achei que nunca conseguiria resolver. Todo o meu corpo está melhor desde que comecei e olha que nem fez um mês.
Não sei se existe outro mestre Pinduka como este, então gostaria de recomendá-lo para quem quiser experimentar toda essa maravilha que estou tendo acesso e amando mais e mais a cada dia.
Vamos malhar!!!!!
Fernando Pinduka: 21 9675-8912

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dieta na Gravidez

Resolvi que já estava na hora de ir a uma nutricionista para cuidar da minha alimentação durante a gravidez. É claro que cuidar da alimentação em qualquer momento da vida é importante, mas na gravidez a nossa preocupação aumenta, pois agora o que comemos vale para duas ou mais vidas e isso gera um sentimento de muita responsabilidade.

Sei que na verdade este sentimento deveria ter vindo antes mesmo de ter engravidado, mas como já tinha uma alimentação saudável, apenas com ligeiras escapulidas, acabei enrolando um pouco mais do que o devido.

Decidi ligar para uma profissional maravilhosa, a Priscilla Fragoso, que já havia cuidado de mim há pouco tempo atrás. Ela é ótima, pois além de ser super competente, nos dá a comodidade de sermos atendidas em casa. Adoro esse luxo e principalmente quando o preço não é alto. No caso dela vale cada centavo.

Marquei com a Priscilla na segunda-feira da semana passada e ela veio aqui com todo o aparato para me medir e pesar, além de um questionário super completo para investigar meu histórico familiar e meus gostos alimentares.

Depois de muita conversa e algumas medições ela foi embora com a promessa de me entregar minha dieta na quarta. Fiquei super empolgada e ansiosa para ver o que me aguardava, até por que suas receitas são sempre muito gostosas e super saudáveis, além de facilitar o meu dia a dia com as escolhas do que fazer em casa para todos comerem.

Quarta-feira chegou e como o combinado ela deixou na minha portaria a dieta completa. Tudo estava numa pasta verde com plásticos separando as folhas onde estava tudo bem organizado e bem explicado. Nesta pasta haviam as diretrizes pro meu dia a dia, além de um calendário com o cardápio para um mês inteiro seguido de receitas deliciosas e fáceis de fazer que já pude começar a experimentar. Realmente franguinho grelhado com salada é coisa do passado. Estou descobrindo que manter a forma e ser saudável também pode ser gostoso.

A Priscilla também me mandou duas listas de compras para seguir a dieta, uma semanal e uma mensal, pois têm ingredientes que não duram o mês todo. Ela realmente pensa em tudo para facilitar a nossa vida. E outra coisa que não posso deixar de dizer e que foi uma grande surpresa pra mim, foi o fato de descobrir que ela ainda ensina a sua auxiliar doméstica a fazer as compras, a cuidar dos alimentos e dos utensílhos da cosinha. Pode?

Fiquei tão feliz com a minha dieta que pedi para a minha nutricionista para dividí-la com vocês, pelo menos as receitas, pois o acompanhamento e a definição de quantidades por refeição, além do balanceamento das mesmas só podem ser feitos individualmente, pois cada um tem uma necessidade específica e isso eu não tenho como adivinhar pra vocês.

Decidi, então, para ajudar um pouquinho, postar uma vez por semana uma receita nova com uma dica nutricional. Sei que vocês vão gostar e assim poderão compartilhar das delícias saudáveis que estou tendo o prazer de provar.

Não deixem de conferir!

Priscilla Fragoso – Personal Diet

Tel: 21 9612-2161

E-mail: priscillafragoso@uol.com.br

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Domingo no Globo


Vocês viram a nota que saiu no Revista O globo sobre a parceria do Portal Gravidez Absoluta com a Pselda. Um charme, né?! Vale a pena conferir na Loja Absoluta os sutiãs de amamentação e a cinta!

Um nome, algumas coincidências e muitas revelações

Há quase um ano sentia fortemente que engravidaria de uma menina a qualquer momento. Ficava com isso na cabeça e preocupada em me cuidar, pois sentia que ainda não era a hora. Cheguei até a conversar com Deus pedindo que esperasse um pouco para me enviar esse presente. Queria poder curtir essa gravidez na plenitude que ela merecia.

Eu sempre pressenti que minha filha seria muito especial, realmente um presente de Deus. Já imaginava como seria o quarto dela. Fiquei deslumbrada com a beleza dos elefantes indianos, depois de ter feito um especial de India no meu portal, e decidi que o quarto dela seria decorado com este tema e nas cores lilás, rosa, branco e dourado.

Eu vivi essa história por um bom tempo sem mesmo ter a possibilidade de engravidar, até que um dia num retorno com o meu marido, pois havíamos rompido por alguns meses, deixamos de lado os cuidados e assim veio a benção e eu engravidei.

O que aconteceu neste dia eu já contei no texto “O dia D”, mas gostaria de lembrar que neste dia o meu marido sonhou que eu estava grávida, que era uma menina e que se chamava Ágatha.

Ágatha realmente não era um nome que pensávamos para a nossa filha anteriormente, mas quando soubemos, três semanas depois, que estava realmente grávida, tivemos que aceitar este nome como uma escolha da própria alma que estava chegando a este mundo.

O nome já estava decidido. Mas, por mais que eu sentisse fortemente que estava grávida de uma menina e não conseguisse pensar em qualquer nome de menino, ainda não podia ter certeza, então fiz o exame de sangue para confirmar logo o que internamente já sabia.

Confirmadas as minha suspeitas, ou melhor, certezas, resolvi vasculhar o significado do nome Ágatha e descobri que signica boa, bondosa. Achei legal, mas achava que havia mais por aí.

Uma bela noite fui dormir e sonhei que estava numa feira livre de artesanato que me parecia na China. Olhava os vários artesanatos sem muito deslumbre até que achei uma tenda de perfumes. Lá resolvi procurar por um perfume para a minha filha, mas nada me agradava, até que me encantei com um frasco em especial.

Primeiro ele me chamou a atenção por ter um formato bem diferente dos outros. Era no formato de uma bola cortada pela metade com a parte reta para baixo e com uma tampa comum, cílindrica. Algo como um seio cortado.

Abri o frasco e o perfume me encantou. Alguém me perguntou de que era o perfume e eu dizia ser de Almíscar. Decidi que era o perfume ideal para a minha Ágatha. Depois disso acordei me remoendo com o que significaria aquele sonho. Por quê o formato ficou tão fortemente na minha mente? Por quê almíscar, se eu nem sabia o que era essa essência e nunca havia usado ou pesquisado sobre ela? Achei tudo muito estranho.

Resolvi ir atrás do significado da almíscar e descobri que ela era usada para aumentar o leite da mãe, além de ser afrodisíaco. Agora, sim, existe um sentido. Estou grávida e preciso ter leite para amamentar a minha filha. Esse sonho deveria ser uma dica. Me dei por satisfeita, mas o significado do nome Ágatha começou a me perturbar ainda mais. Resolvi pesquisar mais profundamente o nome novamente na internet.

Comecei a minha saga atrás deste significado que começou a me parecer tão importante. No começo só chegava ao tal significado literal da palavra como disse antes, mas uma hora eu fiz uma descoberta que achei fantástica. Descobri que existia uma santa com o nem de Ágatha e que pasmem, tinha seu dia comemorado no mês em que a minha Ágatha provavelmente irá nascer. Realmente por esta eu não esperava, mas tinha, agora, que descobri tudo sobre esta Santa Ágatha.

Comecei a nova pesquisa, agora para saber a fundo sobre a vida e morte de uma santa que não conhecia e que era falada com tanta admiração em vários sites pesquisados. Descobri, então sua história, foi aí que levei meu primeiro grande susto.

Santa Ágatha nasceu na Catânia e desde seu nascimento despertou a atenção de todos por sua beleza e pela luminosidade de seus olhos. Era filha de nobres comerciantes que a educaram no cristianismo, mesmo tendo que fazer isso a escondidas por conta da perseguição que estava sendo feita na época aos cristãos naquela região.


Agatha era muito inteligente e lindíssima o que encantou um senador romano que resolveu pedí-la em casamento. O que ele não sabia era que Ágatha era muito religiosa e que já havia decidido dedicar sua vida a Jesus, não podendo assim ser de outro homem.

Quando este homem poderoso descobriu que não conseguiria tê-la resolveu castigá-la brutalmente, alguns dizem que ele primeiro tentou colocá-la num prostíbulo para ser prostituta lá, mas Ágatha conseguiu sair de lá ilesa. Não satisfeito resolveu entregá-la ao imperador perseguidor dos cristãos, pois sabia como eram severos os castigos para quem insistisse continuar cristão.

Ela então foi submetida a julgamento e condenada! Foi, então, amarrada e arrastada sobre cacos de vasos e brasas acesas e depois lhe arrancaram os seios com ferros cortantes. O que fez ela respoder a tal brutalidade dizendo: “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”.

Depois disso ela foi jogada na prisão sem direito a cuidados. Porém, nesta mesma noite, ela teve uma visão de São Pedro entrando em sua cela acompanhada de um menino segurando uma tocha para cuidar de seus ferimentos, o que fez com que ela acordasse curada e disposta no dia seguinte.

Devido a este milagre, o tal senador pediu que se intensificassem os castigos e então Ágatha foi despojada de suas vestes e arrastada sobre brasas, cacos de vasos, marcada com ferro e lançada ao calabouço, onde em lágrimas exclamava: “Meu Senhor Jesus Cristo, vós sois o meu coração e minha vida. Leve-me e faça-me eternamente sua!” Nesse exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer.


Depois de ter descoberto isso tudo não tinha como não ficar surpresa. Vi que existia realmente uma ligação entre o meu sonho e a Santa que acabara de ter descoberto. Uma mulher que foi culpada por ser afrodisíaca e que teve seus seios cortados. Tudo está conectado agora. O frasco de perfume no formato de seio e que em seu interior tinha almíscar que serve para aumentar a quatidade de leite na mãe e que ainda é afrodisíaco tinha tudo ligado com a história da santa.

É claro que fiquei ainda mais curiosa com tudo e então resolvi saber mais sobre a cidade onde ela viveu este martírio, Catânia. Comeceia a pesquisar e primeiro fiquei encantada com a beleza do lugar. Só que num determinado momento fui pega pelo meu segundo e último susto, até agora, nessa minha descoberta intensa sobre este nome que surgiu pra mim como num passe de mágica.

Uma imagem com o nome Catânia ao lado da cabeça de um elefante surgiu. Como assim? Será que até o motivo que havia escolhido para minha filha antes mesmo de engravidar teria alguma conexão com esta história toda?

Fui a fundo descobrir tudo e, para minha perplexidade, o elefante que parece um elefante indiano como o do quarto da minha filha, pois é todo decorado, é o símbolo da Catânia. Existe uma fonte enorme e lindíssima na sua praça principal e até seu time de futebol usa o elefante em seu escudo. Isso realmente me deixou chocada e me fez só ter ainda mais a certeza de que a minha filha Ágatha tinha que ser Ágatha mesmo. Só me resta descobrir o porquê.








quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TRANSLUCÊNCIA NUCAL, TN e RASTREIO COMBINADO DO 1º TRIMESTRE e AMNIOCENTESE.



Fiz minha translucência nucal na quinta feira passada, dia 26, e por alguns motivos só vim a escrever hoje sobre este episódio tão importante no pré-natal de quaquer gestante.

O exame de TN é uma ultrassonografia que visa principalmente medir o tamanho de uma prega que se apresenta na nuca do feto por conta de um acúmulo de líquido subcutâneo na região cervical e que é de melhor visibilidade entre a 11ª e a 13ª semanas + 6 dias.

A TN se apresenta na ultra como um feixe luminoso e que dependendo do seu tamanho pode definir uma maior ou menor possibilidade do feto ter algum tipo de síndrome ou uma cromossomopatia ou simplesmente uma insuficiência cardíaca, mas nada neste exame é definitvo, pois ele mostra a possibilidade e não a certeza. Então não se desesperem diante de um resultado negativo.

A grosso modo a medida limite deve variar entre 2,5 e 3,0cm levando em consideração a idade gestacional em que a mãe se encontra. Então uma medida que pode parecer normal numa determinada idade gestacional, irá ser considerada anormal numa outra. Esses cálculos normalmente são feitos por um programa de computador baseado no resultado de estudos coordenados pela Fetal Medicine Foundation (http://www.fetalmedicine.com/)

Neste exame, além da TN, também é medido o comprimento crâneo caudal e são verificados a normalidade do ducto venoso e a presença de osso nasal, pois com a análise destas observações combinadas pode-se ter uma maior chance de avaliar as possibilidades de alguma anormalidade fetal, do que se fosse analisada a medida da TN isoladamente.

No meu exame, a minha TN deu 2,6cm e isso me deixou meio estressada, pois na maioria das matérias só se fala em 2,5 e não em 3,0cm como limite para a normalidade. O meu resultado colocado junto à idade gestacional do dia em que fiz minha ultra é considerado normal, mas no limite da normalidade o que me fez seguir para a segunda parte do teste de rastreio combinado de 1º trimestre, mesmo tendo um doppler do ducto venoso normal e presença de osso nasal.

Nesta primeira parte minha chance de ter um filho com síndrome de down, por exemplo, era de 1:1.483. Levando em consideração apenas minha idade antes do exame a chance era de 1:494. Isso significa que meu risco de ter um bebê com alguma anomalia diminuiu. Mulheres que não são esposas de médico diante deste resultado já poderiam ter se dado por satisfeitas, mas eu tive que seguir com os testes para acalmar meu marido, que me convenceu que ter o máximo de certeza sobre as condições do meu bebê na hora do seu nascimento prepararia melhor a sala de parto para a chegada da minha filha.

O rastreio combinado de 1º trimestre nada mais é que a combinação do ratreio ecográfico, que foi este que já descrevi pra vocês acima, e o ratreio bioquímico que é a dosagem do β HCG e do PAPP-A através da análise do sangue da mãe, ou seja, o meu. Fazendo estes rastreamentos, minha chance de detectar algum problema no meu bebê aumenta para 85% o que é muito bom mesmo causando tanta apreensão.

Fiz o teste bioquímico alí mesmo na sala onde realizei a ecografia e descobri que o resultado sairia em 48h. Meu marido ficou uma pilha, mas eu fiquei tranquila, sentia que minha filha etava bem e que iria nascer bem, mas homem não entende essas coisas, só nós mulheres que já enfrentamos uma gestação, podemos perceber esses sentimentos e assim enentendê-las.

O resultado chegou na segunda feira, dia 31, e como eu já esperava, aumentou o meu percentual de chance de ter um bebê normal. Foi para 1:2190, o que me deixou muito feliz e que me fez decidir por não fazer uma amniocentese que seria uma exame mais invasivo, mas que me daria a certeza de ter um feto normal.

Esse exame é muito caro, por volta de dois mil reais, e achei que não teria porque fazê-lo, se não existe nenhuma indicação na literatura médica para tal diante dos meus resultados.

Sinto realmente que minha filhota está crescendo linda, forte e saudável dentro de mim. Pra mim 85% de chance de estar tudo bem já me basta. Já é muito mais certeza do que tenho sobre a maioria das coisas na minha vida, mas se pra você 100% é extremamente necessário, faça a amniocentese e fique mais tranquila até o dia do parto. O importante é você se sentir bem!