quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ultrassonografia Morfológica



Ontem fiz a ultra morfológica. Já estava com saudades de ver minha filha e sabia que desta vez ela estaria com mais carinha de bebê de verdade, pois antes ainda parecia um Etzinho, um Etzinho lindo, mas ainda sim não tinha os traços fofos de um bebê assim com estamos acostumadas.

Fui até a Perinatal da Barra onde a minha obstetra Vivi tinha indicado o melhor médico para fazer este tipo de exame, o Dr. Renato. Chegando lá fiquei deslumbrada com a beleza e a modernidade desta maternidade que ainda não tinha tido a felicidade de conhecer. Não posso negar que fiquei tentada em ter minha princesa por lá. Ai que dúvida cruel.

O exame foi maravilhoso. Nele pude ter certeza, pela primeira vez através deste tipo de exame, que minha filha é realmente uma menina, pois nos outros ela ainda não havia permitido mostrar sua genitália assim como qualquer menina bem educada. Outra coisa que pude ter certeza foi que ela realmente está perfeitinha com cinco dedos em cada mão e em cada pé dentre outros detalhes que nós mães fazemos questão de analisar neste tipo de exame.

Essa ultra deve ser feita entre 20 e 24 semanas, preferencialmente, e é um pouco mais demorada que as outras, pois os detalhes a serem analisados são muitos, como:



Pólo cefálico
Cérebro
Face
Coluna
Nuca
(prega cutânea occipital)
Tórax
Coração
Abdome

Aparelho Genito-urinário
Trato Gastro-intestinal
Extremidades
Atividade e ritmo cardíaco

Este exame é o segundo do gênero que normalmente é pedido pelos obstetras para avaliar minuciosamente a existência da presença de alguma anomalia fetal. O outro é a famosa TN, sobre o qual já falei anteriormente e que é mais determinante do que este, mas que juntos eliminam ainda mais a chance de diagnóstico errado.



Graças a Deus minha filha se mostrou perfeitinha, o que me deixou mais tranquila para seguir em frente com os últimos meses desta gestação, que não vejo a hora de terminar para ter meu bebê nos braços. Que venha a contagem regressiva.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ansiedade! Ela não é um privilégio da primeira gestação.



Quando soube que estava grávida pensei que agora tudo seria mais calmo, que a ansiedade seria bem menor e que a tranquilidade seria a palavra chave para definir este momento que apesar de ser novo não era tão novo nem cheio de mistério assim, afinal eu já tinha tido uma gestação anterior e ainda escrevia para grávidas de todo o Brasil já tinha algum tempo.

Eu estava muito enganada, pois a ansiedade desta vez se revelou quase que dobrada. Eu estou com 20 semanas e meia, agora, e não paro de contar os dias para ver a carinha desta menininha que cresce dentro de mim mais e mais a cada dia.

Na primeira vez a ansiedade só veio no último mês, o que pra mim era mais que normal, afinal despois de 8 meses vendo a barriga crescer e sentindo o meu filho mexer, nada mais natural que querer pegar logo esse ser tão indefeso e dependente de mim no colo e não parar de admirá-lo.
A ansiedade que se apresentou desta vez começou a me parecer fruto de toda uma história nova que envolve a vinda da Ágatha, até porque, agora, terei que consciliar o meu filho, o filho do meu marido e a nossa filha. E, por mais que, hoje, eu cuide e eduque os meus dois meninos igualmente, pois ambos moram comigo, só um foi criado por mim desde sempre.

O que acabou se tornando super comum nos dias de hoje – o meu, o seu e os nossos - ainda não se tornou muito fácil pra mim de administrar e nem sei se será algum dia, pois pessoas com criações diferentes interagindo num mesmo ambiente é facilmente sinal de confusão, mesmo quando tanto amor é envolvido como no nosso caso.

Fico realmente ansiosa sobre como tudo isso irá acontecer. Como será que as crianças vão se comportar depois que a Ágatha nascer? Como será que eu vou lidar com essa história toda? E o meu marido? São muitas as dúvidas que vão além do questionamento de qualquer mulher sobre a capacidade de ser boa mãe ou sobre os medos do novo.

Realmente acredito que isso é o que resultou em uma maior ansiedade minha nesta gestação que envolve tantas pessoas diferentes e sentimentos mais diversos ainda. Só realmente uma mulher para tentar e até conseguir administrar tudo isso. Ainda bem que somos nós que parimos e ainda bem que estou mais do que disposta a vencer mais este desafio.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Escolha da maternidade

Quando soube da primeira maternidade seis estrelas do Brasil fiquei tentada em ter minha filha por lá, mas a distância me fez mudar de idéia, pois como meu primeiro parto já foi rápido, acredito que agora será ainda mais ligeiro. Achei melhor não arriscar ter um parto no meio do caminho.
Quando resolvemos optar por uma maternidade temos que levar em conta várias questões. Primeiro de tudo temos que analisar se existe UTI neo-natal e materna, pois é super desagradável além de mais arriscado aguardar por uma transferência seja ela pra você ou para o seu filho, caso qualquer um dos dois precise de maiores cuidados.
Outro aspecto que acho importante é saber sobre o atendimento lá prestado e isso você só tem como checar verificando as experiências de outras mães que já tiveram filho nos lugares que você está avaliando. Mas, não use apenas uma experiência para te ajudar a decidir, se possível, avalie pelo menos três experiências de cada maternidade.
Sempre vá visitar as maternidades antes de decidir e observe bem o grau de higiene dos locais avaliados, pois sujeira e maternidade não têm como combinar. É sempre bom prevenir qualquer tipo de infecção hospitalar.
Uma coisa que acredito ser muito importante também é a proximidade da maternidade da sua casa e/ou trabalho, pois com o trânsito caótico que enfrentamos nas principais capitais não devemos nos arriscar a ter um parto no meio da rua por conta de não conseguir chegar a tempo no local que escolhemos para parir com toda a segurança e conforto que merecemos.
Depois que tiver selecionado as maternidades mais seguras e mais bem preparadas para receber você e seu bebê comece a analisar o espaço e os mimos oferecidos por cada uma delas para, então, bater o martelo.
As maternidades estão cada vez mais se preocupando com estes detalhes e saber que você estará bem amparada e que não vai ter que receber seus familiares e amigos com uma cara mais pra lá do que pra cá é muito consolador. Não se esqueçam que parir é muito bom, mas é cansativo e as olheiras acabam aparecendo deixando um ar meio abatido na maioria das mulheres.
Eu optei pela Perinatal que, aqui na zona sul do Rio, me oferece todos os mimos do jeito mais seguro para mim e para a Ágatha. Não é a seis estrelas, mas é a irmã mais velha dela e, que mesmo não sendo tão novinha, tenho certeza que cuidará muito bem deste momento que espero com tanta ansiedade e que será muito importante para a nossa família.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sonho de grávida



Muitas amigas minhas grávidas me relatam ter sonhos loucos e eu, obviamente, não pude fugir à regra. Logo eu que sonho tanto e que por sinal adoro sonhar não poderia ficar imune a estas loucuras noturnas e até diurnas que perseguem os pensamentos das sonolentas grávidas.

Desde que engravidei tenho tido sonhos bem malucos, mas o mais intrigante de todos é um que já se repetiu por algumas vezes e que apesar de mudar o cenário sempre tem o mesmo sentido.

Sonho por vezes que estou em algum local e que resolvo falar, cuidar, interagir com minha filha que ainda está no meu ventre. Assim que me pego tendo esta vontade minha filha aparece em meus braços e dependendo do sonho me vejo na piscina, num campo ou simplesmente numa sala conversando com ela e dando-lhe carinho.

Já tive alguns sonhos assim, mas o mais engraçado de tudo é quando, no final, tenho que falar para ela que é hora de voltar para dentro de mim. Digo-lhe que ainda não é sua hora de vir, pois ainda precisa ficar mais forte e mais preparada para enfrentar o mundo aqui fora. Explico-lhe tudo isto com muito carinho e ela numa fração de segundos volta para a minha barriga com se nunca tivesse saído.

Eu realmente acho estes sonhos muito loucos, mas até que fazem certo sentido na minha mente. Por sinal adoro tê-los, pois me fazem sentir mais próxima da minha filha, que por mais que sinta suas estripulias dentro de mim, não superam a felicidade de ver seu rostinho ou pegar em suas mãos ainda tão pequeninas.

Outra coisa que me intriga nestes sonhos é que, antes, quando via minha filha, ela não tinha muito bem o sexo definido ainda. Ao olhar para ela não estava óbvio se era uma menina ou um menino, mas agora ela passou a ter uma carinha linda de menina que até usa brinquinhos delicados como ela, além de ter olhos azuis lindos e cabelos loiros arruivados.

Não vejo a hora de sonhar com ela novamente. Na verdade não vejo a hora de tê-la em meus braços. Mas, como temos que esperar um pouco mais para que ela se desenvolva por completo, fico feliz em poder sonhar com aquela carinha de vez em quando.

Bons sonhos a todas!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Torta de legumes



Esta receita é super light e é um ótimo acompanhamento para qualquer tipo de proteína ou de salada verde. Adoro essa torta, pois ela não tem um gosto muito forte e por isso não encobre o sabor de nada que for servido junto com ela.
Eu particularmente gosto muito de colocar coentro na receita. Acho que deixa a torta ainda mais saborosa, mas isso é só uma dica. Se não gostar deste tempero nem precisa se preocupar.
Eu realmente só estou indicando receitas que provei e gostei espero que vocês gostem também e me mandem seus comentários.






INGREDIENTES:



- 2 chuchus picados
- 2 cenouras picadas
- 200g de vagem picadas- 2 gemas - 2 claras em neve- 1 cebola picada
- 2 colheres de sopa de salsinha picada- 2 dentes de alho picado - 1 colher de sopa de margarina light- 2 xícaras de chá de leite desnatado- 2 colheres de sopa de farinha de trigo- sal a gosto- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado





MODO DE PREPARO:
Cozinhe os legumes picados. Coloque numa vasilha, acrescente a cebola e a salsinha picada e reserve. Bata no liquidificador: o leite, as gemas, a margarina, o alho, a farinha de trigo, o fermento e sal. Depois de misturados os ingredientes no liquidificador, adicione o creme aos legumes picados e em seguida acrescente as claras em neve que serão misturadas delicadamente. Coloque a massa em um refratário untado com margarina. Leve ao forno pré-aquecido para assar, quando estiver quase pronto, salpique o queijo parmesão ralado por cima e deixe mais um pouco no forno até dourar.

Rendimento: 6 porções

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Uma cama pequena demais para nós dois



É incrível, mas não lembrava que precisava tanto de espaço para dormir durante a gravidez. Eu sempre gostei de dormir juntinho, mas o incômodo da barriga acaba exigindo mais espaço para que eu ache a posição ideal durante o sono e o meu excesso de viradas pra cá e pra lá não devem ser nada agradável para o meu marido.

Eu e o Allan somos pessoas de certa forma grandes, eu com mais de 1,70m e ele com mais de 1,80m e nossa cama sempre foi tida por grande para nós antes da gravidez. Mas agora ela parece de solteiro, pode?

Começamos a pensar seriamente em trocar a nossa cama por uma maior, mas eu fico pensando se com o passar dos meses e com a volta do meu corpo ao normal, eu não vou sentir falta da cama que sempre foi o reduto de tanto amor para continuar nos unindo cada vez mais.

Dormir durante a gravidez pode ser bem complicado, principalmente com o crescimento da barriga, mas é importante achar logo no começo uma posição que te deixe mais confortável para que seu sono não seja prejudicado quando, tecnicamente você tem mais tempo pra dormir. Afinal, depois que os filhos nascem, aí, sim, o sono fica mais prejudicado pelos intervalos curtos de mamadas.

Lembrei, então, de algumas dicas e resolvi seguí-las para ver se dava resultado, como dormir virada para o lado esquerdo com um travesseiro na cabeça e um no meio das pernas meio que flexionadas em posição fetal. Essa mudança melhorou muito o meu sono e já tem alguns dias que não falamos mais em trocar de cama. O pior é que eu estava até me acostumando com a ideia de ter uma cama maior, mas acho que agora não tem mais razão de ser, só se isso acabar se tornando um desejo de grávida, mas como uma boa virginiana, acho melhor deixar estes gastos para depois do nascimento da Ágatha. Sabe lá que gastos me esperam.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cravos, espinhas e Gravidez



Como não canso de dizer toda gravidez é única e posso ver isso perfeitamente com a minha segunda gestação que está sendo totalmente diferente da gravidez do meu primogênito.

Quando fiquei grávida do Gabriel, só me lembro de ter tido uma crise de enjôo e várias de sono incontrolável que terminaram no fim do primeiro trimestre. Só me lembro destes pequenos desconfortos e depois foi só alegria. Me senti muito bonita durante todo o período da gestação, pois minha pele, meu cabelo e minhas unhas nunca ficaram tão fortes e saudáveis. Tudo correu muito bem desde o início até o final.

Nesta gravidez as coisas estão sendo um pouco diferentes, mas o pior acho que realmente já passou. Já pude dar adeus aos enjôos, dores de cabeça e sonos incontroláveis, mas, agora, estou enfrentando algo novo, o problema com espinhas e cravos, coisa que nem na adolecência tive que combater.

Já ouvi muita coisa sobre a diferença entre gravidez de menino e menina. Já me disseram de tudo, que gravidez de menino nos deixa mais bonitas e também o contrário, que gravidez de menina dá mais enjôo e também o contrário, que a nossa pele, cabelos e unhas ficam melhores na gravidez de menino e também o contrário. No que acreditar? Descobri que o melhor é observar e realmente aceitar que não tem uma única receita de bolo para toda gravidez. Cada uma é única independente de ser menino ou menina.

Como disse antes espinhas e cravos têm sido meu novo desafio. Eles insistem em aparecer deixando minha pele que antes erá ótima com um aspecto mais áspero e não saudável. O pior mesmo é quando aparece uma espinha enorme e vermelha que nem o melhor corretivo consegue disfarçar bem, mas graças ao meu marido descobri algo que está salvando literalmente a minha pele.

O Allan me apresentou a Verônica, que faz limpeza de pele na Clínica Pitanguy. Ela é uma querida e ainda cuidou da minha pele tão bem que já posso contar algumas semanas com meu rosto livre dos vilões desta fase. Santa Verônica!!!

Ela faz uma limpeza de pele com todos os cuidados para não usar nada que possa prejudicar nem a mim nem ao meu bebê e ainda tem todo o carinho para lidar com nosso aumento de sensibilidade que é normal durante a gestação.

Tenho usado, também, para prevenir a volta de cravos e espinhas, o sabonete líquido da Gerare, que evita o acúmulo de olesidade, sempre que percebo que meu rosto está começando a ficar mais gorduroso.

Tem muita gente que indica o uso de esfoliante semanalmente, mas se você pega muito Sol é melhor evitá-los, pois eles podem estimular o aparecimento de manchas escuras e pra mim isso é ainda pior que cravos e espinhas.

Manter a pele sempre limpa, beber muita água e ter uma alimentação saudável e livre de gorduras ruins são o começo para evitar problemas no seu rosto durante a gravidez e em qualquer momento da sua vida, mesmo quando os hormônios insistem em ir ao lado oposto da beleza da sua pele. Lembre-se que a beleza da pele vem de dentro pra fora. Cuidados externos podem ajudar, mas se você não cuidar do interno esses cuidados terão que ser cada vez mais constantes.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O primeiro brinquinho da Ágatha

Assim que cheguei a Goiânia para o casamento que já contei pra vocês tive duas surpresas maravilhosas, conheci a mulher do amigo do meu marido, a Paty, por quem me afeiçoei de cara e já considero minha amiga e ganhei um presente dela e do Leo, seu marido, que amei de paixão: o primeiro brinquinho da Ágatha.

Vocês tinham que ver a minha cara quando abri aquela caixinha pequenina e me deparei com um lindo par de brincos de coraçãozinho com uma pérola no meio. Era a coisa mais linda do mundo e obviamente decidi usá-lo para sair da maternidade.

Quando tive esta ideia fui procurar saber como era o procedimento para tal na maternidade que escolhi. Pra minha surpresa descobri que não teria ninguém para furar a orelhinha dela lá, mas que uma técnica de enfermagem poderia fazer isso depois em casa.

Como o meu marido, que é cirurgião plástico, já havia me dito que ele mesmo faria isso, questionei com a pessoa que me atendeu ao telefone se ele mesmo poderia fazer lá, mas ela me disse que não poderia ser feito por ninguém na maternidade e que isso é uma norma do hospital por conta do risco de infecção hospitalar.

Fiquei super decepcionada e liguei pro meu marido que respondeu calmamente que faria isso em casa quando chegássemos. Realmente homem é muito diferente de mulher. Para eles isso é normal. Eu é que queria que ela já saisse de brinquinho mais linda ainda do que já vai nascer, mas tive que me conformar. Pra quem não tem vocação para “piruá” realmente estou me saindo uma mãe “pirua” e tanto. Acho que estou começando a ficar preocupada comigo. Será que vou acabar sucumbindo a excessiva vaidade feminina?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Reiki na Gravidez

Comecei a fazer Reiki para deixar minhas energias mais harmonizadas e equilibradas durante a minha gravidez e para isso estou tendo o auxílio maravilhoso da minha Guru para terapias alternativas que é a Rafa, para os íntimos, ou Rafaela Machado para quem ainda não teve o prazer de conhecer esta pessoa fofa, calma e super do bem.

Muitas mulheres acham que se manter saudável é só comer bem e fazer exercícios, mas se sua cabeça não está bem e suas energias estão todas atravancadas e desarmonizadas, não há saúde que resista muito tempo.

Ter nossas emoções controladas e bem administradas nos leva a tirar realmente o que há de melhor dos exercícios e da alimentação saudável. Vocês já não ouviram alguém dizer que faz tudo direito e não consegue emagrecer? Isso acontece porque a pessoa está com as energias atravancadas e/ou com o emocional desarmonizado. Tá certo que algumas pessoas simplesmente estão mentindo para você e para si mesmas, mas tirando estes casos de auto-boicote podemos, sim, estar esbarrando num caso de desequilibrio energético e que o Reiki pode e ajuda muito a resolver.

As energias são geradas, administradas, direcionadas o tempo todo no nosso dia a dia seja para ligar o nosso liquidificador, abrir a torneira ou simplesmente existir, pois você acha que nosso coração bate em função do que? Então, por que não acreditar que deixar a nossa energia vital em ordem nos ajuda? E, como crer que no nosso dia a dia cheio de problemas e preocupações nossa energia vital se mantém imutável?

Eu realmente sei que de vez em quando me sinto acabada com o mínimo de esforço e por vezes tenho o gás de mil pessoas. Isso pra mim é sinal de que minhas energias estão mal ou bem, respectivamente, e na minha gestação não quero arriscar ficar muito tempo em baixa, pois minha filha precisa de toda a minha energia para crescer linda, saudável e forte para poder enfrentar o mundo aqui fora. Então, boa energia para todas vocês e não se esqueçam que o que muda essa força Divina são seus pensamentos e atos. Não deixem de vigiá-los!!!

Como sempre gosto de dividir com vocês, seguem os contatos desta profissional maravilhosa.

Rafaela Machado CRT 44019 Reiki Master (Usui, Osho ,Tibetano e Kahuna)Terapeuta Floral ( Florais Sain Germain e Florais Bach)Terapeuta Floral especialização em animais ( Florais de Bach)Massoterapeuta (Pedras quentes)Massagem Facial AyurvedaArteterapia para Criançaswww.stum.com.br/rafaelamachadohttp://www.rafaelamachado.terapiaholistica.net/Cel.9182-6385 /8142-2923

sábado, 3 de outubro de 2009

Campanha Alegria para todos


Mamães,

O Gravidez Absoluta está apoiando a Campanha Alegria para Todos promovida pela Casa de festas carioca Uni Duni Tê.
Este é o quinto ano da campanha que tem o objetivo de proporcionar à crianças menos favorecidas a mesma alegria que todas as crianças têm em participar de uma festa na Uni Duni Tê.
Além de uma festa para a criançada, surgiu a ideia de arrecadar doações para presentear as crianças e ajudar algumas instituições.
Desde a primeira edição da Campanha praticamente 1000 crianças de instituições como: LBV (unidade Del Castilho), Creche Funlar (Campo Grande e Vila Isabel), Viva Cazuza, AMICCA (Amigos da Infância com Câncer), IBRM (Instituto Brasileiro de Reeducação Motora), Agência do Bem, Congregação Mariana puderam curtir uma tarde de muita alegria.

É a sua vez de ajudar!!! Basta entregar sua doação na Uni Duni Tê durante todo mês de outubro de 2ª a 6ª de 10hs às 16hs.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mexeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Viajei para Goiânia , pois tinha um casamento de um grande amigo do meu marido para ir por lá no dia 26. O que eu não imaginava era que essa viagem teria um marco tão importante na minha vida enquanto grávida.
Fui à festa com um vestido lindo, vermelho, que meu marido teve que comprar pra mim de última hora, pois incrivelmente o que eu tinha separado para o evento ficou no Rio (Quem está ou já ficou grávida sabe como é a cabeça esquecida de quando estamos gestantes). A minha sorte foi que achei o vestido de primeira e acabou sendo um modelo que vou poder usar por toda a gravidez e depois dela quando minha barriguinha voltar para o lugar. Assim espero.
Mas, o importante aqui não é falar sobre a famosa memória precária das grávidas e nem sobre a dificuldade de se arrumar uma roupa de festa quando o nosso barrigão não para de crescer. Um fato realmente importante marcou este casamento, que vai me fazer tê-lo em minha mente para o resto da vida.
Durante a festa, bem no momento daquelas fotos tradicionais dos amigos de faculdade, todos juntos, dentre outras como aquelas com os pais e padrinhos, minha filha resolveu causar uma revolução dentro de mim e para minha sorte e minha maior emoção, meu marido estava ao meu lado e pôde sentir tudinho junto comigo. O movimento foi tão perceptível que ele chegou a me questionar se eu não estava fazendo aquilo de propósito, mas ele logo percebeu que era mesmo sua filha e ficou super feliz.
A Ágatha já tinha demonstrado bem levemente dentro de mim que estava ali viva e saudável, pelo menos é essa a minha interpretação. Eram movimentos quase imperceptíveis, mas que uma mãe de segunda viagem pode conseguir perceber um pouco mais cedo do que as iniciantes. O único problema era que estes movimentos não eram percebidos pelo pai dela, pois por serem muitos sutis só eu mesma podia sentir.

Toda mulher que já viveu uma gravidez sabe que o pai só se sente imerso de verdade neste momento quando passa a sentir os movimentos do seu filho ou filha dentro da barriga da mãe. Antes disso é uma curtição muito solitária da mulher onde o pai se sente meio distante. Muitos dizem até se sentirem excluídos deste momento tão importante na vida do casal. Então vocês devem imaginar como fiquei feliz quando pude fazer meu marido sentir nossa filha dentro de mim, realmente foi mágico e inesquecível.

A gravidez é realmente recheada de surpresas boas e ruins, mas garanto que sentir seu filho mexendo dentro de você como que querendo dizer: “Olha estou bem aqui dentro, fique tranquila!” Não tem preço! E, sentir isto junto do homem que você ama e que fez este milagre juntinho com você é mais maravilhoso ainda. Pena que não fiz um diário do meu primeiro filho, Gabriel, pois hoje gostaria de reler tudo o que aconteceu na gravidez dele. Por isso dou esta dica para vocês. Escrevam todas as sensações importantes que tiverem durante a gravidez, pois quando seu filho ou filha crescer vai gostar de escutar ou ler e você vai amar relembrar.