sexta-feira, 30 de abril de 2010

Começou a babação


Muitas pessoas acham que o incio da babação acontece quando os primeiros dentinhos começam a despontar na gengiva, mas, antes disso, por volta dos três meses, os bebês começam a babar por conta do aumento da salivação, que é causado pelo próprio desenvolvimento neurológico e bucal do bebê, o que não está diretamente ligado a coordenação da deglutição.

Minha filha completou três meses e, realmente, nesta mesma época, veio o aumento da salivação seguido por engasgos com a própria saliva dela. Isso é normal e não tem muito remédio para resolver. É só esperar seu filho chegar aos dois anos de idade, quando ele passa a coordenar melhor essa história toda de salivar e engolir. Caso isso não aconteça, é importante procurar um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para avaliar o motivo deste atraso.

O ato de engasgar é comum no início e vai melhorando com o tempo. Mães de primeira viagem costumam ficar mais assustadas com isso, mas podem se tranquilizar, pois não fará mal algum ao seu filho.

Algumas coisas ao longo do crescimento e desenvolvimento dos pequenos ajudam no aumento da salivação. São estas: o aparecimento dos dentes, por volta dos seis meses, além de aftas, resfriados e refluxos gastroesofágicos. Nestes casos é importante tratar a causa para aliviar as consequências, apesar de na situação do aparecimento da dentição não ter muita solução. De resto há tratamento.

Não se incomode com a babação do seu filho, pois faz parte de seu desenvolvimento. O melhor mesmo a fazer é se previnir e ter sempre uma muda de roupa preparada caso a que ele estiver usando fique muito molhada. O babador também pode ser um grande aliado para os momentos de maior volume de babadas. Não precisa limitar o uso dele só na alimentação. Mães prevenidas valem por duas!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Gravidez Absoluta para Todas - Um carinho de mãe para mãe

À todas as mães que me acompanham por aqui, gostaria de endereçar a carta que está também em meu site Gravidez Absoluta esta semana! Está na hora de unirmos forças e levarmos a alegria de gerar uma nova vida e o prazer de dividir momentos tão plenos e especiais, com outras mães.

Afinal nem todas têm as mesmas condições estruturais e financeiras, para dar a seus bebês a qualidade de vida que eles merecem e precisam.

Então, vamos ajudar? Conto com vocês!!!

Gravidez Absoluta para Todas - Um carinho de mãe para mãe

Vamos começar uma campanha para que todas as grávidas, primeiramente do Rio de Janeiro, onde o Projeto Gravidez Absoluta nasceu, e depois de outras cidades do Brasil, tenham a chance de ter uma gestação digna, assim como garantir a saúde de seus filhos no primeiro ano de vida.

É gratificante escrever para gestantes que têm condições de oferecer para seus bebês tudo aquilo sobre o que falamos e sugerimos nas nossas matérias. Mas, melhor ainda, é poder oferecer àquelas com menos recursos a possibilidade de uma vida melhor para seus filhos no começo de suas vidas neste mundo.

Para realizarmos o nosso ideal com sucesso estamos pedindo a ajuda de vocês, mães, que sabem como é difícil criar um filho com tudo o que é preciso para seu bom desenvolvimento. É muito bom saber que nossos filhos estão bem amparados, mas saibam que, ao mesmo tempo, existem muitas mães lutando para ter um pouco de comida para dar a seus pequenos, por vezes tirando da própria boca para não deixar faltar para eles. Uma mãe entende melhor que ninguém a dor de não ter como dar qualidade de vida a seus filhos e, é por isso, que resolvi pedir essa ajuda de mãe para mãe.

Essa campanha convoca toda a população de mães brasileiras com melhores condições de vida a doarem os enxovais e roupas que já não servem mais a seus filhos para aquelas que por vezes não têm nem o que comer. Além de roupas e objetos de higiene e puericultura, aceitamos também, leite em pó para os bebês que já passaram dos seis meses ou não se alimentam mais do leite materno.

Toda a doação deverá ser endereçada à “Campanha Gravidez Absoluta para TODAS” e entregue ou enviada ao posto de coleta, que fica na loja Zazou Moda Gestante, no Rio de Janeiro (Rua Visconde de Pirajá, 351/loja 202 - Ipanema - CEP: 22410-906). Caso seja complicado fazê-lo desta forma, ainda haverá a possibilidade de coleta no próprio endereço, desde que esteja no Rio de Janeiro, nas regiões da Zona Sul, Barra e Recreio dos Bandeirantes. Para esta opção é necessário entrar em contato no e-mail comercial@gravidezabsoluta.com.br .

No final do mês de maio, mês das mães, serão distribuídos, na sede social da comunidade do morro Dona Marta, em Botafogo, vários kits para grávidas e mães de bebês até um ano de várias comunidades cariocas previamente cadastradas nas associações onde moram e que se afiliaram a campanha. Esses kits serão feitos com tudo o que for doado.

As grávidas que não se beneficiarem desta primeira campanha ficarão já pré-cadastradas para a próxima edição que será realizada no mês de dezembro, ou antes, caso seja possível. Os cadastros ficarão o ano inteiro disponíveis para preenchimento nas associações, para que, assim, possamos, também, ter uma maior dimensão da quantidade de mães que precisam da nossa ajuda. Essas inscrições ficarão válidas até os bebês completarem um ano.

Espero poder contar com vocês para fazer a vida de outras mães ainda mais felizes. Dar ao filho de uma mãe necessitada é o mesmo que dar em dobro a seu próprio filho. E, proporcionar um sorriso a quem tem tantos motivos para chorar faz muito bem ao coração e revigora a alma. Conto com vocês!

Obrigada de coração a todos que puderem ajudar!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dedo ou chupeta?


Minha filha, como meu filho, está começando a demonstrar uma preferência por chupar o dedo. Comecei a ficar preocupada, já que meu primogênito chupa dedo até hoje, apesar de eu já ter tentado tudo o que conheço para dar fim a este vício que pode vir a ser tão prejudicial a ele.

Por conta do medo, comecei a tentar colocar a chupeta, pois a pediatra da minha filha disse que melhor a chupeta que o dedo. E isso não tem como ser mentira, pois a chupeta você pode sumir com ela, mas o dedo você não tem como tirar.

Eu, então, tentei introduzir a chupeta, o que foi um mega desastre de início. Minha filha não queria nem saber de chupar aquela coisa de silicone dura, queria mesmo era o dedinho gostoso dela. Mudei o formato e o tamanho, até que consegui achar uma que ela aceitasse melhor, mas ela largou novamente e voltou a colocar a mão e o dedo na boca.

Por conta própria resolvi fazer um teste e colocar a mãozinha dela envolta numa fraldinha de pano e fiquei de olho. Não é que funcionou! Ela primeiro ficou tentando chupar o dedo com fralda e tudo, mas depois acalmou e desistiu. Resolvi então fazer isso sempre, pois dessa forma ela não será prejudicada nem pelo vício da chupeta e nem do dedo. O único problema, é que devemos ficar de olho o tempo todo quando colocamos a fraldinha para que ela não sufoque, o que é difícil de acontecer, mas todo o cuidado é pouco.

Na hora de dormir, principalmente, não se deve fazer isso, e, pelo que pude perceber, nem se fará necessário. O bom disso tudo é que se ela não precisa de nada para se acalmar caso acorde durante a noite, ela acaba voltando a dormir mais facilmente se acordada. Minha filhota, hoje, dorme das 21h às 7h da manhã. Comigo, pelo menos, essa história está funcionando. Espero que ajude você também.

Lembre-se! É sempre melhor a chupeta que o dedo, mas melhor ainda é não ter nada que torne nosso filho dependente para se acalmar. Além do vínculo psicológico, esses vícios fazem mal a dentição e ao palato, podendo prejudicar até na fala. Então, por que não, evitar ambos, pois mesmo que seja mais fácil tirar a chupeta, tirá-la pode se tornar um verdadeiro trauma. Fica aí minha dica. Boa vida sem vícios!


Conheça também o meu site: http://www.gravidezabsoluta.com.br/

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mamadeira e mais mamadeira


Quando nossos filhos entram na fase da mamadeira muitas perguntas passam a rodear nossa mente e a maioria delas é sobre o bico, ou melhor, os vários tipos de bicos com seus vários tipos de fases. Então, como saber qual comprar?

Primeiro precisamos optar pelo bico ortodôntico ou pelo bico comum. Nessa primeira dúvida, opte pelo ortodôntico, pois ele evita alguns problemas que podem ser causados pelos bicos antigos que, por seu formato, podem gerar uma deglutição atípica, devido a hipotonia da musculatura perioral e lingual, com sequelas a longo prazo na deformação da arcada dentária e de palato. Agora, se seu filho não se adaptar de nenhuma forma ao bico ortodôntico, vale tentar o outro, mas lembrando que assim que ele conseguir, deve passar para o copinho com bico ou canudinho para evitar maiores complicações orais.

Depois vem a dúvida, látex ou silicone. O silicone é mais duro que o látex, mas é mais resistente e mais higiênico. Dentre os bicos de silicone também existem os mais moles e os mais duros, além de uma grande variedade de formatos. A melhor opção é testar um por um, ao invés de comprar todas as mamadeiras e bicos de uma vez, pois você pode escolher um bico que seu filho não se adapte e aí lá vai dinheiro jogado fora.

Outra atenção importante é quanto ao tamanho do furo. Existem marcas que possuem furos para três fases diferentes do bebê e outras para quatro, além do furo para líquidos engrossados. O ideal é você começar com o menor furo e ir aumentando conforme o fabricante indica. A escolha errada do furo pode levar a criança a se engasgar, deixar vazar leite pelos cantos da boca ou até a produzir mais gazes, o que traz um grande desconforto para o seu pequeno.

Existem vários tipos de mamadeiras e bicos e só você, no dia a dia com seu filho, saberá qual se adaptará melhor a ele. Não se preocupe se errar de primeira, pois isso é muito fácil de acontecer. Eu mesma só acertei de terceira e, agora, até que enfim, tenho mais tranquilidade quando chega a hora da próxima mamada.

O mais importante de tudo isso é você curtir esse momento tão especial com seu filho. Estar com o bico certo só lhe trará mais tranquilidade para aproveitar cada mamada ao invés de ficar se perguntando o que está acontecendo com seu filho caso não esteja sugando bem. Dar de mamar é um ato de amor e se essa ação for feita da forma mais segura, o amor ainda fica maior. Boa mamada!
Veja ainda as matérias do site http://www.gravidezabsoluta.com.br/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Banho de Sol – Icterícia e Vitamina D


Desde que saí da maternidade, o banho de Sol, quando o tempo permite, faz parte da nossa rotina diária. A pediatra da minha filha, desde o início, foi enfática sobre a importância deste hábito no desenvolvimento saudável de todo o recém-nascido.

O Banho de Sol é importante, porque ativa a produção de vitamina D, necessária para facilitar a absorção do cálcio presente na alimentação e, também, degrada a bilirrubina, pigmento causador da icterícia, encontrado no sangue, e que em quantidades muito altas pode ser tremendamente tóxico para o sistema nervoso, o que pode causar lesões graves e irreversíveis.

É claro, que, em se tratando de Sol, todo o cuidado é pouco e, por isso, é importante tomar algumas providências antes de expor a pele do seu filho a este astro tão importante à vida, mas que, também, pode ser muito prejudicial.

Antes dos seis meses não se deve colocar protetor solar na criança, pois sua composição química pode irritar sua pele ainda muito sensível. Por isso mesmo deve-se ter mais cuidado com o horário e o tempo de exposição do seu filho ao Sol para que ele só obtenha benefícios deste hábito tão importante.

O melhor horário para o banho de Sol é no começo da manhã, até umas 9h ou no fim da tarde por volta das 17h. E, o tempo de exposição, deve ser inicialmente entre 5 e 10 minutos e depois prolongado progressivamente até o máximo de 30 minutos. Com esses cuidados seu bebê pode ir ao Sol desde o primeiro mês de vida.

Não se preocupe se você não tem nenhum lugar seguro para levar seu filho para que ele tome seu Solzinho diário, basta uma janela aberta, deixando o Sol entrar em casa sem barreiras, para que seus benefícios sejam absorvidos. Mas, não se esqueça de colocar seu filho sob o Sol que entra em casa sem passar pelo vidro da janela, para que, assim, os raios UV tenham mais efeito.

Depois de anotar todos os cuidados coloque um banho de sol no seu filho, ou qualquer roupa bem leve e vá para o parque, praia ou fique em casa mesmo. Só não se esqueça que quanto maior a área da pele exposta, melhor o resultado. Se puder, deixe seu bebê peladinho, com a fralda em baixo, claro, pois não queremos que nenhum desastre aconteça.

Tomar Sol faz bem para mãe e filho se for feito da forma certa. Então, não abuse, mesmo se o tempo estiver muito quente e você não quiser parar de se refrescar na piscina com seu pequeno. Lembre-se que os problemas causados por este excesso vêm bem depois, quando já é tarde para voltar atrás. Cuide do seu filho para ele não ter que se cuidar depois. Bom Sol!

Obs: Olha só que linda a minha filhota tomando o solzinho dela!

Confira também as matérias do meu site: www.gravidezabsoluta.com.br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Orelha furada sem choro e super rápido


Essa semana consegui furar a orelha da minha filhota. Eu queria mesmo ter furado na maternidade, mas como hoje em dia muitas delas estão optando por não oferecer mais esse serviço para evitar o risco de infecção hospitalar, tive que correr atrás de furar em outro lugar.

O bom disso tudo, foi que descobri a comodidade de furar a orelhinha da minha pequena no conforto da minha casa. Me deram a dica de uma enfermeira que fura com o próprio brinco devidamente esterelizado e com todo o cuidado para não atingir nenhum ponto prejudicial a saúde da minha filha. Para isso ela usa o mapa auricular, usado na auriculoterapia.

O processo é realmente muito rápido só exigindo que a mãe aplique previamente uma pomada anestésica, que no meu caso foi a Emla. Depois a enfermeira verifica o brinco escolhido para ver se ele possui uma ponta ideal para perfurar a orelha com segurança. Caso não tenha, ela mesma, faz a ponta e logo depois esteriliza no álcool. Estando tudo pronto, ela marca o local a ser furado na orelha com uma caneta, respeitando o mapa auricular e a estética, e começa a forçar o brinco para que ele mesmo faça o furo.

Foi impressionante! Num piscar de olhos ela terminou e minha filha que estava dormindo antes dela chegar, voltou a dormir sem mesmo perceber a presença da Nete, a enfermeira, que além de super segura é uma simpatia.

Vou confessar que fiquei nervosa antes do processo começar, pois ela já está com três meses e dizem que quanto mais tarde, mais difícil. A sorte que essa tensão passou rápido, logo depois de começar a furar a primeira orelha. Como num passe de mágica tudo ficou mais tranquilo, após ver que minha filha realmente não sentia nada. Santa pomada e santa Nete!

Acho que menina tem que ser menina e, colocar brinco. Esse é o primeiro passo na entrada de nossas filhas ao mundo feminino tão complexo e cheio de detalhes. Minha filha demorou um pouco mais do que gostaria para furar sua orelha, mas, agora, já está tudo resolvido. E, ai de quem vier me perguntar se ela é menino ou menina. Ninguém merece!

Brincos colocados! Agora é só esperar pelos colares, pulseiras, tiaras, bolsas... Esse foi só o primeiro ritual de beleza que ela vai ter que enfrentar. Daqui pra frente terei que colocar cadeado na gaveta de maquiagem e esconder a caixa de joias e bijus. Afinal, poucas mulheres conseguem viver alheias aos encantos destes ítens tão frequentes nos kits femininos. Acredito que minha filha não será diferente. Melhor me preparar!

Eu recomendo!

Enfermeira Veronete (Nete) – 21 9996-9967 (coloção de brincos em bebês, orientções na amamentação e plantões domiciliares)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chupar dedo - Como parar?!?!


Meu filho Gabriel de sete anos ainda insiste em chupar dedo. Já tentei de várias formas acabar com esse vício, mas foram todos em vão. Agora, o pai dele veio com uma idéia de colocar o aparelho que impede a criança de colocar o dedo na boca, o que me deixou mais tensa ainda em relação a isso.

Este aparelho é realmente a última solução, pois causa um certo trauma na criança. Então, decidi tentar minha última cartada: fazer um curativo no dedão que ele chupa e mantê-lo lá sempre novinho por um mês. Espero que dê certo. Depois conto pra vocês.

Chupar dedo não precisa ser um grande problema se este hábito acaba antes da troca dos dentes. Depois disso, pode ocorrer uma má oclusão deles, o que fará com que seu pequeno use aparelho para correção dentária assim que esta troca terminar.

No meu caso, a troca dos dentes do meu filho começou tarde, nos últimos meses, o que me deu um pouco mais de tempo para resolver o assunto. Na verdade, já tento combater este problema há um tempão, mas agora, com a chegada dos novos dentinhos, se tornou um caso mais urgente para resolver.

Para quem ainda não chegou ao limite como eu, aí vão algumas dicas para fazer seu filho parar de chupar dedo:

· Deixe a criança decidir que isso é um problema – É importante que a decisão de parar venha da criança. Converser com ela sobre o malefício de chupar dedo, como a possibilidade de usar aparelho nos dentes, o que é super incômodo, ou o risco de pegar uma doença.

· Utilize um sistema de recompensas – Combine um prazo com seu filho que não seja muito curto, como um mês, por exemplo, para que ele deixe chupar dedo. Pense em um prêmio para quando ele conseguir, ou pelo menos conseguir ficar mais dias sem chupar do que chupando.

· Ofereça para a criança a opção de chupar o dedo em particular – Se a criança só chupar o dedo em casa e sozinha, isso já diminui bastante o tempo total que ela faz isso durante o dia. É um bom começo para àquelas crianças que chupam o dedo em qualquer lugar.

· Nunca use reforço negativo – Castigar seu filho só o deixará mais tenso o que fará com que ele se renda ainda mais a esse vício.

· Comece com o mais fácil e depois siga em frente – Primeiro pense em um lugar ou uma situação que seja fácil para seu filho parar de chupar dedo. Depois vá seguindo para os mais difíceis até parar por completo em todos os lugares e situações.

· Não grite – Quando vir seu filho chupando dedo não grite. Tire o dedo dele da boca firmemente, mas sem violência, para que ele somente perceba que está fazendo algo errado e que não deve repetir.

· Espere – Normalmente as crianças param sozinhas de chupar dedo antes mesmo da troca dentária ou até os sete anos. Tecnicamente eu acho complicada essa dica, pois eu esperei e agora estou cortando um dobrado para acabar com esse hábito. Acredito que quanto mais cedo melhor e mais fácil de resolver o assunto.

Pesquisas mostram que o hábito de chupar dedo é mais arraizado na cultura ocidental que na oriental, onde as mães passam menos tempo com seus filhos pequenos. O que indica que este ato é uma questão de carência. Então, quanto mais amor e presença damos a nossos filhos, mais a salvo estamos de ter que lidar com isto.


Conheça também o meu site: www.gravidezabsoluta.com.br

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sono do Bebê – Como fazer os pequenos dormirem a noite toda?


Minha filhota está próxima de completar três meses e já me dá a tranquilidade de dormir a noite inteira. Fico vendo tantas mães sofrendo para conseguirem dormir a noite toda juntamente com seus filhos, que resolvi dividir com vocês algumas dicas que devem ajudar nesta empreitada que pode ser mais fácil ou mais difícil, mas que de qualquer forma, vale a pena.

Minha filha começou a dormir a noite toda praticamente desde que ela completou dois meses de vida, quando eu pude deixá-la continuar dormindo, sem ter que acordá-la para amamentar, pois como ela nasceu de 7 meses, era ainda muito pequena quando veio pra casa e tinha o risco de fazer uma hipotermia caso não seguisse esse cuidado.

Para que ela durma tranquilamente a noite toda, sigo algumas regras que já vi funcionarem diversas vezes com outras mães e até comigo mesma em relação ao meu primeiro filho Gabriel, que também passou a dormir a noite toda desde os primeiros meses de vida.

Primeiro eu sigo um ritual diário, mais ou menos na mesma hora, no meu caso, perto das 20h/ 21h. Alguns profissionais dizem que esse horário deveria ser por volta das 18h. Esse fato deve-se ao relógio biológico do bebê que o deixa mais sonolento neste horário, fazendo com que, caso você passe muito deste período, seu filho fique mais agitado e assim prejudique o ingresso da criança no sono noturno prolongado.

Pra mim, acredito que a melhor opção seja a observação. Têm crianças que ficam sonolentas mais tarde, como o caso da minha filha e como era o caso do meu filho também. Na verdade esse horário vai mudando. No caso da minha filha, ela começou dormindo às 24h e acordando às 6h e depois pulou para a mamada anterior, indo dormir às 21h e acordando no mesmo horário.

Voltando ao ritual, começo ele com um bom banho morno com mais intuito de relaxar do que realmente limpar. Começo a colocar o ambiente onde o bebê está num clima mais tranquilo, sons mais baixos e luzes também menos intensas. Depois, coloco uma roupa confortável e a preparo para a última mamada do dia. Termino de alimentá-la e, em seguida, a coloco para dormir sem precisar niná-la, pois isso cria uma necessidade de muleta todas as vezes que ela acordar e precisar voltar a dormir durante a noite.

No começo da introdução ao ritual do soninho, se quiser, pode usar a Shantala, logo após o banho, para ajudar no processo de relaxamento do seu bebê, fazendo-o entender que chegou a hora de dormir. Eu já dou um banho com massagem, fazendo muito carinho na minha filhota ainda quando ela está dentro d’água sem regras e com muito amor. Na verdade a única regra é não fazer carinho nem muito forte, nem muito fraco, pois essa é a forma mais relaxante de acariciar seu bebê.

Uma dica para quando temos que fazer alguns procedimentos chatos no nosso filho, como dar remédios, fazer inalação e outras coisitas mais, é fazê-los antes do banho, para isso não acabar com o efeito de tudo o que você já fez para acalmar o bebê.

Gostaria, também, de desmistificar a idéia de que o bebê para dormir bem, precisa estar de barriga cheia, pois pesquisas mostraram que o leite engrossado com farinha não proporciona mais horas de sono que o leite comum, ou fórmula, então não precisa introduzir tais alimentos antes do tempo. Em relação aos bebês alimentados só com leite materno, estes podem vir realmente a acordar mais durante a noite, porque esse leite é mais facilmente digerido pelo organismo, o que acaba por deixar os pequenos com fome mais rápido. Isso é realmente um fato, mas não torna impossível fazer estes bebês dormirem a noite toda, tanto que meu primeiro filho só era alimentado com leite materno e dormia a noite inteirinha desde cedo.

Fazer seu filho dormir a noite toda é bom para ele e para você. Pra ele, porque o sono é muito importante para seu crescimento e desenvolvimento e a falta de entrar adequadamente no sono REM, um estágio de alta atividade cerebral, faz com que seu bebê tenha menos atenção, mais problemas de comportamento e não aprendam tão bem. Além disso, quando o bebê não dorme bem aumenta a produção do hormônio do stress, o cortisol, que o faz acordar mais durante a noite, criando um círculo vicioso de ainda mais estresse e cansaço pra todo mundo.

Para as mães, o benefício é óbvio. Dormir bem é importante para nossa integridade física e psicológica. Ficamos muito mais dispostas e muito menos estressadas quando estamos com o sono em dia. Então, depois de saber de tudo isso, podemos chegar à conclusão de que ajudar nossos filhos a dormir bem, não é só uma questão de comodidade, é uma questão de saúde para mãe e filho. Bons sonhos!

Vejam também a matéria sobre Shantala no meu site Gravidez Absoluta! http://www.gravidezabsoluta.com.br/bebe.php?cod_conteudo=36

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cadeirinha de Carro para bebês


Em época de muitos feriados é importante frisar a importância do uso da cadeirinha de carro ao carregar o seu bebê para o destino que for. Na verdade, deve-se lembrar deste acessório em todos os momentos em que você pense em levar seu filho para qualquer lugar, por mais perto que possa parecer, no seu carro ou até de táxi.

Já foi mais do que provado que esse tipo de cadeirinha é a forma mais segura de carregar seu filho dentro de um carro e, além disso, este ano entra em vigor a lei que pune com multa as pessoas que insistirem em carregar os pequenos de uma forma não segura. Então, para evitar que seu filho se machuque mais gravemente numa colisão ou que você leve uma boa e justa multa, programe a compra deste acessório ainda durante a gravidez para que este não lhe falte nem na hora de levar seu filho da maternidade para casa.

Devemos ficar atentos aos limites de peso que cada cadeirinha pode ser submetida, a melhor posição que podemos colocá-la no carro e a forma correta de prendermos tanto a cadeirinha no carro, quanto o bebê na cadeirinha.

Quanto ao peso, devemos ficar atentos ao manual. Normalmente, para recém-nascidos, chamamos esta cadeirinha de bebê conforto tendo um limite de peso até 9Kg, porém também é possível encontrar limites maiores. Este primeiro tipo tem a facilidade de ser reclinável e deve ser carregada de costas para a frente do carro protegendo, assim, o pescoço do seu filho no caso de uma colisão.

Depois desta primeira fase, a cadeirinha já pode ser colocada virada para frente, mesmo ainda sendo mais segura se colocada virada para trás. O problema é que crianças maiores precisam de mais atenção. E, se você colocar seu pequeno nesta fase virado para trás e estiver sozinha com ele no carro na hora que ele começar a chorar, por exemplo, terá mais dificuldades de distraí-lo, o que poderá causar uma colisão por ter que constantemente olhar para trás e até tentar alcançá-lo com uma das mãos para fazer carinho nele a fim de acalmá-lo. Sei disso por experiência própria. Por sorte não bati.

Quanto a melhor forma de adaptar as cadeirinhas ao carro também devemos seguir atentamente o manual, lembrando que depois de instalada, ela deve ficar quase imóvel ao tentar movê-la com as mãos.

Agora, não adianta nada ter os requisitos acima bem checados se seu filho não estiver preso corretamente à cadeirinha. É importante que ao colocá-lo na mesma, você verifique se o cinto está bem travado e bem ajustado, estando, apenas, há uma distância de um dedo do corpinho da criança.

Fora as normas de segurança básica, sugiro o uso de um retrovisor extra, disponível em lojas especializadas de bebê. Ele possui uma ventosa para facilitar seu posicionamento no vidro do carro a fim de melhor visualizar seu filho, já que ele estará de costas para você. Outra facilidade, no caso dos bebês-conforto, é escolher um que tenha base removível que fica no carro facilitando a retirada do seu filho sem acordá-lo, por exemplo. Neste caso, acho também interessante, escolher um que encaixe no carrinho, o que facilita no tranporte.

Levar seu filho com segurança é primordial, então, qualquer dica é valida. Espero que tenha ajudado. Se tiverem mais dicas para este tema ou outro já anteriormente falado é só postar para que possamos dividir com outras leitoras toda nossa experiência. Afinal, é muito melhor quando podemos dividir o que aprendemos com os outros. Isso nos faz mais merecedores do que já sabemos e abre espaço para aprendermos sempre mais. Aguardo suas dicas!

Veja também as matérias do meu site sobre o assunto em: www.gravidezabsoluta.com.br

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Viagem com bebês


No feriado da Páscoa fui viajar com a família para a praia. Não foi a primeira viagem da minha filha, mas foi a primeira que parei para reparar na quantidade de tralha que temos que juntar para podermos sair de casa por um período mais longo de tempo.

Viajar com bebês sempre requer uma mala maior e, se você for uma mãe de primeira viagem, essa mala pode se tornar ainda mais gigantesca pela falta de experiência que a faz ter dúvidas no que realmente levar ou não. Mães de primeira viagem acabam levando a casa toda nas costas só para evitar que falte algo.

Existem algumas coisas indispensáveis quando começamos a nos organizar para sair de casa. Uma delas é o lugar onde o bebê vai dormir. Se ele tem menos de três meses e não for muito grande, ainda pode dormir no próprio carrinho, caso este recline totalmente. Isso foi o que fiz na primeira viagem, o que evitou o tranporte de mais um trambolho como o berço portátil.
O berço se torna muito importante quando nossos filhos não cabem mais no carrinho confortavelmente para dormir. Escolher um que seja mais compacto e leve é uma boa pedida na hora de carregá-lo e fazê-lo caber na mala do carro.

Como acaba se tornando inevitável carregar carrinho e berço portátil na maioria das viagens, o que ocupará muito espaço na mala do carro, mesmo os dois sendo o mais compactos possível, temos que pensar bem no resto das coisas que vamos levar para que nosso carro não fique lotado de artigos inúteis não cabendo nem espaço direito para a sua família se acomodar.

Outros ítens que acho importante são brinquedos calmantes e que distraiam seu bebê: banheira portátil; cadeirinha de alimentação portátil (aquela que encaixa na mesa); bebê conforto; móbile para o bebê conforto; kit de higiene para pelo menos a quantidade de dias que vai ficar fora mais um ou dois dias; kit de primeiros socorros com os remédios que seu pediatra recomenda para os principais desconfortos que o bebê possa vir a ter como cólica e febre e babá eletrônica; além, claro, do enxoval básico para a quantidade de dias mais um ou dois dias.

No enxoval básico não podemos esquecer de toalhas de banho, lençois para o berço, mantas, fraldas de pano, mosquiteiro para carrinho e berço e fraldas descartáveis para uso na piscina ou mar, caso diversão na água esteja nos seus planos.

As roupas de uso dos seus babies devem ser escolhidas conforme a época do ano e o local, mas sempre lembrando que mesmo sendo verão, pode esfriar, assim como o contrário. E, se você não tiver como lavar roupa no local para onde vai, melhor pensar em duas a três mudas de roupa para cada dia ou avaliar pelo gasto do seu filho em casa, incluindo em média roupas para mais dois dias. Assim não será pega desprevenida.

Viajar com bebês pode ser cansativo, mas se você estiver preparada pode vir a ser mais que uma diversão, será um conjunto de descobertas novas para vocês dois, pois enquanto seu filho descobre novos ambientes, você descobre mais seu filho e isso não tem preço. Então arrume as malas e boa viagem! Aproveite o próximo feriado que já está pertinho.

Conheça também meu site: www.gravidezabsoluta.com.br

domingo, 4 de abril de 2010

Brinquedos para os primeiros meses do bebê


Hoje, fiz uma grande compra de um presente para minha filha que agora está com 2 meses e meio. Foi um brinquedo para por no berço que emite uma sequência de cores calmantes, além de tocar músicas tranquilas e sons da natureza.

Eu estava procurando há algum tempo um brinquedo com luzes para a Ágatha, pois nos primeiros meses é o que mais segura a atenção dos bebês. Cores fortes e em movimento também são uma boa pedida, mas nada se iguala a luzes coloridas que acendem e apagam numa sequencia quase que hipnotizante.

O que me surpreendeu no brinquedo em questão, além dos detalhes mencionados anteriormente, foi que nele eu posso gravar a minha voz, cantando uma canção de ninar. Não há nada mais calmante e reconfortante que a voz da mãe cantando para seu filho, mesmo que não seja da forma mais afinada do mundo.

Outro detalhe deste mesmo brinquedo é o fato dele ser acionado com o choro do bebê, fazendo com que, principalmente à noite, quando você espera que ele durma até pela manhã, volte a dormir sem nem mesmo a necessidade de você se levantar para acalmá-lo novamente, caso ele acorde por um motivo bobo que não seja fome ou dor.

É muito difícil de achar brinquedos para bebês nos primeiros meses de vida, mas não é impossível. Eu por exemplo, encontrei este, que foi um tremendo achado para mim. Depois, quando a visão deles está quase igual a nossa (quando eles chegam aos 6 meses), agradá-los fica ainda mais fácil e mais divertido, pois a interação entre vocês se torna mais real.

Preste bem atenção na hora de escolher objetos para a distração do seu bebê, para não se frustrar quando ele não der a mínima para o que você comprou com tanto carinho. É muito bom quando você acerta no brinquedo e consegue ver o brilho nos olhinhos do seu bebê ao brincar com ele. Vale cada centavo! Mas, lembre-se que nem sempre os artigos mais caros são os que os pequenos mais gostam. Ser criativo também é um bom negócio. Boa diversão!
Conheça ainda o meu site: www.gravidezabsoluta.com.br