Nada de Fraldas
Infant Potty Training
Você já pensou em criar seu bebê sem fraldas? Provavelmente, não. Assim como a maioria das mamães ocidentais. Mas, nos países banhados pelo distante Oceano Índico, essa prática é mais do que comum, é tradição! E foi depois de uma conversa sobre esse costume com uma amiga indiana, que a escritora americana Laurie Boucke, decidiu mostrar ao Ocidente a técnica da eliminação sem fraldas. Ela é a autora da série de livros “Infant Potty Training”, mesmo nome conferido ao exótico aprendizado recebido pelo bebê a partir do primeiro dia de vida. Mas, afinal o que é isso?
Na verdade, segundo Laurie, training (treinamento) é uma palavra feia. Para ela, a base do método é a comunicação que a mãe estabelece com o filho e a permite compreender as reais necessidades fisiológicas da criança. O primeiro passo é entender, que ao contrário do que se pensa, um bebê normal e saudável tem consciência das funções corporais de eliminação e pode aprender a reagir desde muito cedo. “Ao utilizar fraldas, condicionamos o neném a usá-las. Mais tarde a criança precisa desaprender, o que poderá confundi-la e constituir uma experiência traumática”, diz Laurie.
Mas, o que é necessário? “Tempo, dedicação e paciência”. Tanto os pais, avós ou babás podem ajudar o bebê a manter a higiene sem fraldas. É necessário, porém, prestar atenção no decorrer do dia para todos os sinais emitidos pelo recém-nascido. É claro, que se não houver tempo, é possível recorrer à fralda, mas é preciso comprometimento e interação constante com a criança. O primeiro estágio é a observação dos sons, da linguagem corporal e da frequência com que o bebê faz suas eliminações diárias. Depois é importante antecipar ligeiramente o momento em que ele urina, conduzindo-o ao penico e fazendo barulho de água: “shshshsh”, para incentivá-lo. O mais importante é a recompensa em ver que o seu bebê já se comunica com você desde tão cedo.
Não precisa deixar o pequeno nu, como os indianos fazem. Há várias opções, desde fraldas de pano, até pequenas cuecas ou calcinhas. Existe inclusive um site especializado: o The EC Store. Além disso, na Índia, os berços são suspensos e sem colchão para facilitar nos momentos em que o método falha e o bebê urina. Igualzinho ao da foto! Basta lavar o tecido, usado como rede que ele fica prontinho para o outro dia, Além de eficaz para incentivar o raciocínio do bebê e para aproximar mãe e filho, o método sem fraldas é totalmente ecológico. Zero poluição!
Veja mais em www.gravidezabsoluta.com.br!