sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Falso Trabalho de Parto


Na minha primeira gestação fui mestre nisso. Acho que fui ao consultório médico, às pressas, umas duas vezes e, direto para o hospital, uma vez. Quando a gente nunca sentiu a dor das contrações do parto fica realmente difícil distingui-las de outras contrações mais fortes que podem acontecer por diversas razões.

Semana passada, dia 29 de Dezembro, comecei a sentir muitas contrações doloridas que foram se intensificando em periodicidade, tempo e duração de cada uma delas. Cheguei a ter três contrações a cada 10 minutos com duração de 30 a 40 segundos, o que poderia diagnosticar um trabalho de parto efetivo.

Só que não é só isso que fecha o diagnóstico, é preciso analisar o colo do útero e o tipo de contração para saber se elas estão realmente sendo efetivas ou se foi só um outro estímulo externo ou interno que provocou essas sensações.

No meu caso foi a drástica mudança de posição da minha filha. Ela estava sentada na segunda-feira e mudou totalmente durante o dia na terça, ficando encaixada na posição certinha para um parto normal, que é o que quero. Ela realmente mexeu muito neste dia, o que causou o estímulo necessário para contrair meu útero mais fortemente e com menos espaço de tempo. Ainda bem que foi só um susto.

Falei da data, pois sonhei que minha filha nasceria no dia 29 de janeiro de 2010, então achei que eu poderia ter errado a data em um mês, mas, graças a Deus, eu não estava errada, quer dizer, isso só saberemos quando chegarmos lá.

Minhas contrações desse dia eram fortes, mas não eram típicas de trabalho de parto e, agora, eu posso falar isso por experiência própria, já que meu primeiro parto foi natural e sem anestesia, o que me fez sentir todas as suas dores, desde as contrações até a expulsão.

As contrações em um trabalho de parto efetivo dão a impressão de circular a área lombar e começam parecendo uma cólica menstrual forte. Ela parte do útero irradiando para as costas e percorre o caminho de volta pelas laterais desta região. As minhas eram como se eu estivesse forçando a contração abdominal por determinado tempo. As dores não irradiavam para as costas o que me fazia pensar que realmente não estava em trabalho de parto, mas acabei ficando um pouco receosa por medo dos pontos da minha circlagem esgarçarem meu colo.

Com a proximidade do trabalho de parto efetivo, as contrações normais da gestação que temos durante o dia e a noite e chamadas de Braxton Hicks começam a diminuir seus expassamentos entre elas e a aumentar sua intensidade, o que pode levar muitas mulheres a acharem, prematuramente, que estão em trabalho de parto. Isso é muito comum nas marinheiras de primeira viagem.

Então, se sentir que suas contrações estão ficando mais doloridas e mais próximas, avise seu médico, pois nunca se sabe se será realmente a hora ou não. Ele será a pessoa mais indicada para te auxiliar nas decisõess a tomar. No caso de perda de líquido ou sangue também é um momento indicado para contactá-lo. Melhor estar preparada do que não ter tempo de chegar ao local onde fará seu parto, deixando você ainda mais tensa que o normal para este momento.

Dicas para você ter menos chance de se enganar com os sintomas do pré-parto, do falso trabalho de parto e do trabalho de parto efetivo.

Pré-parto
· Menor distensão abdominal e insinuação (encaixamento)
· Aumento das sensações de pressão na pelve e no reto
· Perda de peso ou parada do ganho de peso
· Modificações da energia
· Modificação da secreção vaginal
· Secreção rosada ou sanguinolenta
· Perda do tampão Mucoso
· Intensificação das contrações de Braxton Hicks
· Diarréia em alguns casos

Falso Trabalho de Parto
· Contrações não regulares e sem aumento em freqüência ou em intensidade
· As contrações cedem se a gestante caminhar ou mudar de posição Se houver secreção acastanhada como a chamada borra de café.
· Os movimentos fetais se intensificarem brevemente com as contrações.


Trabalho de parto efetivo
· Contrações que se intensificam, em vez de cederem, com a atividade e se não forem aliviadas por mudanças de posição.
· As contrações se tornam progressivamente mais freqüentes e mais dolorosas, e quase sempre mais regulares e mais duradouras.
· As contrações podem lembrar certos tipos de mal-estar abdominal e se acompanhar diarréia. As contrações iniciais de trabalho de parto podem também parecer cólicas mestruais bem acentuadas. A dor pode se centraizar só no baixo-ventre, ou na parte baixa das costas e no abdome, e pode também irradiar-se às pernas (principalmente na parte superior das coxas). A localização, contudo, não é uma indicação definitiva, pois as contrações no falso trabalho de parto também pdem ser sentidas nesses lugares.
· Há secreção vaginal, ora rosada, ora tingida de sangue.
· A bolsa se rompe. Em 15% dos casos - quer com jorro, quer com gotejamento - as membranas se rompem antes de começar o trabalho de parto. Em muitos casos, as membranas não se rompem espontamenamente e têm que ser rompidas artificialmente pelo obstetra.
Conheça o meu portal: www.gravidezabsoluta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário