quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

GENÉTICA DA COR DOS OLHOS – Qual será a cor dos olhos do futuro bebê?


Como tenho olhos verdes e, meu marido, olhos castanhos e, além de tudo, quando sonho com minha filha ela me aparece com olhos azuis violeta, resolvi ver direitinho como esse negócio de genética da cor dos olhos ou melhor da íris, que é a parte colorida, funciona.

Para começar quero acabar com essa ideia, que a maioria das pessoas têm, de que a cor dos olhos é definida apenas por um par de genes formado por um cromossomo da mãe e um do pai. Na verdade são três os genes principais que definem a cor base, porém existem outros fatores que determinam os tons, como mel, azul violeta, dentre outros, que ainda não foram descobertos.

Dos três genes que citei anteriormente, dois deles, que se encontram no cromossomo 15, definem se o bebê terá olhos claros ou escuros e o terceiro, que se encontra no cromossomo 19, se serão verdes ou azuis (mas este só atua no caso de os olhos serem determinados como claros no cromossomo anterior). Portanto, não escutem quando dizem que a cor verde dos olhos não existe ou que é a mistura dos olhos azuis com os castanhos. As pessoas que dizem isso ainda devem estar na fase “Azão/Azinho” que aprendemos limitadamente quando estávamos na escola.

Existe, também, aquela velha história de recessivos e dominantes que a maioria ainda lembra, nem que seja só por alto, da fase do colégio, mas é um pouco mais complexo que isso. A primeira coisa a entender é que quando uma genética é dominante sobre a outra, quer dizer que se ela estiver presente, a outra perde forças e fica inativa. E a segunda é que a genética dos olhos castanhos são dominantes sobre verdes e estes dominantes sobre os azuis, o que quer dizer que olhos castanhos dominantes, só geram crianças com olhos castanhos.

Vou exemplificar: se o meu marido tiver olhos castanhos dominantes (sem nenhuma herança genética de olhos claros ligados a ele, como de pais, avós, bisavós e por aí vai), não poderemos produzir filhos de olhos claros, apenas netos, pois nossos filhos vão ter olhos castanhos recessivos pela minha mistura com a dele, fazendo com que todos tenham o gene dos olhos claros em sua genética, mesmo sem isso ser visível. Mas, se meu marido tiver herdado uma genética de olhos claros, mesmo que seja lá de trás, ele possuirá olhos castanhos recessivos, o que poderá, dependendo da combinação que foi feita na concepção, produzir uma filha com olhos azuis como nos meus sonhos, sem tirar a possibilidade de serem verdes ou castanhos.

Para facilitar, eu vou deixar aqui um link onde você, se souber um pouquinho de inglês, poderá checar a possibilidade de ver se o seu bebê terá olhos, verdes, azuis ou castanhos. É bem interessante e fará com que você entenda melhor o que tentei explicar e, que espero, ter sido bem entendida.

Prestem atenção que o gene marrom/azul (brown/blue) se refere as possibilidades de combinações do cromossomo 15 e o gene verde/azul (green/blue) se refere as combinações possíveis no cromossomo 19.
Divirtam-se com a brincadeira séria que descobri junto com meu amigo microbiólogo, Ramon, que mesmo parecendo uma brincadeira, foi a fonte mais completa que consegui para mim e que resolvi dividir com vocês!!!

http://www.athro.com/evo/gen/genefr2.html
E não deixem de fazer o teste do olhinho quando seus bebês nascerem. Vejam a matéria no site:

2 comentários:

  1. Muito legal ! E olha é verdade mesmo , eu tenho olhos castanhos mais a maioria da minha familia tem olhos claro e o pai de minha filha também tem olhos castanho e na familia muitos olhos claros , e minha Filha nasceu com os olhos Ciza azulado . ´e serio !ela é uma boneca vcs poden ver entre no orkut dela ... Rafaela Silva é uma que tem uma borboleta azul no rosto

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma matéria bem interessante! o meu filhote nasceu com olhos azulados e agora são cinza. O engraçado é que eu e o pai temos olhos castanhos, pelo que ele foi buscar os genes bem lá atrás do meu avô e bisavô...

    ResponderExcluir