quinta-feira, 15 de julho de 2010

Desenvolvimento do bebê mês a mês - Quinto mês



O quinto mês não é um momento de incontáveis acontecimentos como os meses anteriores, mas nesta fase vivenciamos um evento que é primordial ao desenvolvimento do seu pequeno enquanto um ser que senta, se eleva e anda.

Neste período ele deve começar a girar a cintura, demonstrando que sua musculatura do tronco está ficando cada vez mais forte, o que ajudará num futuro breve seu bebê a sentar sozinho. Agora ele já deve estar sentando com ajuda.

Por sinal, colocá-lo mais nessa posição ou deixá-lo deitado num local livre, não tão duro e nem tão mole, como aqueles tapetes emborrachados coloridos que você monta no tamanho que quiser, para ele girar livremente e com estímulos, acompanhado de brinquedos, que ele queira tentar pegar, ajuda a fortalecer ainda mais esse músculos tão importantes para a futura locomoção do seu pequeno.

Nessa fase, os banhos começam a ser mais agitados e molhados. Seu bebê, agora, está com braços e pernas mais ágeis e com isso passam a achar uma graça molhar a gente na hora do banho. Outra coisa que já pode ter começado um pouco antes, mas que agora é mais fortemente notado, é o modo como ele passa a adorar rir para seu reflexo no espelho sem saber direito que é ele mesmo do outro lado. O contato com outros bebês também começa a ficar mais interativo, com trocas de sorrisos e vontade de pegar o outro amiguinho.

Não posso esquecer também do “complexo de lobo mau”, que fica intenso nesta época. Este nome foi dado por mim, pois minha filha parecia o lobo mau, o tempo todo de boca aberta tentando colocar tudo o que podia por lá. Isso em alguns momentos chega a ser engraçado, pois é só chegar perto que a boquinha está lá, aberta, pronta para abocanhar qualquer coisa que se aproxime.

Enfim, mais uma fase divertida, curiosa e cheia de aprendizados para vocês dois. Curta, curta, curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário