sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dores nas Costas – Um mal que persegue as mulheres grávidas



Com o início do terceiro trimestre alguns desconfortos podem começar a te perturbar mais, principalmente se você está de repouso como eu, ou não faz nenhuma atividade física. Dores nas costas de quem tem uma vida sedentária são sempre mais frequentes podendo ser em qualquer parte da coluna. A maioria das dores são por motivos posturais e por aumento de peso inerentes à gravidez e devem ser prevenidas com exercícios que fortaleçam a musculatura que segura a coluna e que corrijam a postura que tende a ficar errada.

Existe uma dor específica das costas que é gerada pelo aumento do útero que começa a comprimir as costas e a bacia, é a famosa dor lombar. Ela pode ser seguida ou não de dores nas pernas e deve-se ter muito cuidado ao tratá-la, pois alguns tratamentos podem ocasionar um efeito colateral muito mais desagradável que a própria dor.

Eu, normalmente, correria para uma massagista ou um fisioterapeuta para obter aquela massagem, mas minha obstetra me explicou que isso poderia estimular meu útero a contrair e o que menos queremos é que nossos filhos venham ao mundo antes da hora. Então o que fazer?

A melhor coisa é fazer uma compressa quente na região afetada. Hoje em dia existem algumas opções para isso como a velha e boa bolsa de água quente, bolsa de gel ou bolsa de ervas. Eu, particularmente adorei a de ervas, pois mantém o calor mais tempo e é mais limpa. A de água dá muito trabalho, pois você tem que esquentar a água, colocar dentro da bolsa para depois usar. As outras duas basta levar direto ao microondas. Algumas bolsas de gel ainda servem de compressa fria, o que também facilita a nossa vida. Você deve escolher o que for melhor pra você, pois nem sempre o que é bom para uma grávida é bom para a outra.

Mudar a posição que você se encontra também pode ajudar, mas por favor, nem pense em pedir para o maridão fazer uma massagenzinha, nem que seja de leve. Melhor não arriscar. Então, tente manter uma boa postura, não aumentar muito o peso e manter-se ativa sem ir além dos seus limites. A prevenção é sempre o melhor remédio!

Para solucionar esse problema no www.gravidezabsoluta.com.br temos uma boa dica:

http://www.gravidezabsoluta.com.br/saude.php?cod_conteudo=49

Nenhum comentário:

Postar um comentário