domingo, 6 de junho de 2010

Constipação X Introduçao a novos alimentos



Quando os bebês começam a comer novos alimentos, estejam eles mamando leite materno ou leite artificial, há grandes chances de, em algum momento, apresentarem constipação, pois seu organismo está ainda se acostumando com esses novos itens em suas dietas. Minha pequena passou por isso, mas graças às dicas que vou dividir, agora, com vocês, está se saindo muito bem nesta fase de transição que pode se tornar um grande incômodo para nossos pequenos.

Quando a famosa prisão de ventre resolve atacar é choradeira para lá, incômodo para cá e ainda tem o acúmulo de gases que piora tudo, trazendo dor e noites mal dormidas para seu filho e consequentemente para você.

Prevenir pode ser possível, mas, por vezes, mesmo variando alimentos que prendem com outros que soltam, isso não acontece. Optar por uma dieta só com elementos que soltam o intestino acaba defasando a variedade de nutrientes necessários para uma alimentação saudável e por isso deixa de ser uma opção preventiva.

Uma boa solução é tentar as massagens abdominais e de membros inferiores tão logo comece a introdução da nova dieta. Para fazê-las é muito fácil: a primeira consiste em movimentos circulares no sentido horário no abdome exercendo apenas uma leve pressão no local e, a outra, se resume em fazer movimentos circulares com as pernas de dentro para fora pressionando levemente a barriga quando as perninhas se unirem no centro da mesma.

Caso as dicas preventivas não funcionem, a solução é optar por uma maior introdução de alimentos que soltem o intestino como mamão papaya e ameixa preta, sendo o segundo mais poderoso que o primeiro. No caso da minha filhota foi o que funcionou. Quando a criança é mais velha e já está com uma quantidade maior de alimentos inseridos na sua dieta, nutrientes ricos em fibras, acompanhados de uma boa ingestão de líquidos também ajuda bastante.

O importante mesmo é seguir uma dieta saudável que evite mal estar em seu bebê. Prevenir qualquer tipo de desconforto é o ideal. Mas, caso seja inevitável, opte por tratá-los de uma forma natural, pois muitas vezes não é necessário remédio algum. Apenas um ajuste na dieta ou uma massagem podem acabar com o problema... Depois me conta se funcionou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário