quarta-feira, 2 de setembro de 2009

TRANSLUCÊNCIA NUCAL, TN e RASTREIO COMBINADO DO 1º TRIMESTRE e AMNIOCENTESE.



Fiz minha translucência nucal na quinta feira passada, dia 26, e por alguns motivos só vim a escrever hoje sobre este episódio tão importante no pré-natal de quaquer gestante.

O exame de TN é uma ultrassonografia que visa principalmente medir o tamanho de uma prega que se apresenta na nuca do feto por conta de um acúmulo de líquido subcutâneo na região cervical e que é de melhor visibilidade entre a 11ª e a 13ª semanas + 6 dias.

A TN se apresenta na ultra como um feixe luminoso e que dependendo do seu tamanho pode definir uma maior ou menor possibilidade do feto ter algum tipo de síndrome ou uma cromossomopatia ou simplesmente uma insuficiência cardíaca, mas nada neste exame é definitvo, pois ele mostra a possibilidade e não a certeza. Então não se desesperem diante de um resultado negativo.

A grosso modo a medida limite deve variar entre 2,5 e 3,0cm levando em consideração a idade gestacional em que a mãe se encontra. Então uma medida que pode parecer normal numa determinada idade gestacional, irá ser considerada anormal numa outra. Esses cálculos normalmente são feitos por um programa de computador baseado no resultado de estudos coordenados pela Fetal Medicine Foundation (http://www.fetalmedicine.com/)

Neste exame, além da TN, também é medido o comprimento crâneo caudal e são verificados a normalidade do ducto venoso e a presença de osso nasal, pois com a análise destas observações combinadas pode-se ter uma maior chance de avaliar as possibilidades de alguma anormalidade fetal, do que se fosse analisada a medida da TN isoladamente.

No meu exame, a minha TN deu 2,6cm e isso me deixou meio estressada, pois na maioria das matérias só se fala em 2,5 e não em 3,0cm como limite para a normalidade. O meu resultado colocado junto à idade gestacional do dia em que fiz minha ultra é considerado normal, mas no limite da normalidade o que me fez seguir para a segunda parte do teste de rastreio combinado de 1º trimestre, mesmo tendo um doppler do ducto venoso normal e presença de osso nasal.

Nesta primeira parte minha chance de ter um filho com síndrome de down, por exemplo, era de 1:1.483. Levando em consideração apenas minha idade antes do exame a chance era de 1:494. Isso significa que meu risco de ter um bebê com alguma anomalia diminuiu. Mulheres que não são esposas de médico diante deste resultado já poderiam ter se dado por satisfeitas, mas eu tive que seguir com os testes para acalmar meu marido, que me convenceu que ter o máximo de certeza sobre as condições do meu bebê na hora do seu nascimento prepararia melhor a sala de parto para a chegada da minha filha.

O rastreio combinado de 1º trimestre nada mais é que a combinação do ratreio ecográfico, que foi este que já descrevi pra vocês acima, e o ratreio bioquímico que é a dosagem do β HCG e do PAPP-A através da análise do sangue da mãe, ou seja, o meu. Fazendo estes rastreamentos, minha chance de detectar algum problema no meu bebê aumenta para 85% o que é muito bom mesmo causando tanta apreensão.

Fiz o teste bioquímico alí mesmo na sala onde realizei a ecografia e descobri que o resultado sairia em 48h. Meu marido ficou uma pilha, mas eu fiquei tranquila, sentia que minha filha etava bem e que iria nascer bem, mas homem não entende essas coisas, só nós mulheres que já enfrentamos uma gestação, podemos perceber esses sentimentos e assim enentendê-las.

O resultado chegou na segunda feira, dia 31, e como eu já esperava, aumentou o meu percentual de chance de ter um bebê normal. Foi para 1:2190, o que me deixou muito feliz e que me fez decidir por não fazer uma amniocentese que seria uma exame mais invasivo, mas que me daria a certeza de ter um feto normal.

Esse exame é muito caro, por volta de dois mil reais, e achei que não teria porque fazê-lo, se não existe nenhuma indicação na literatura médica para tal diante dos meus resultados.

Sinto realmente que minha filhota está crescendo linda, forte e saudável dentro de mim. Pra mim 85% de chance de estar tudo bem já me basta. Já é muito mais certeza do que tenho sobre a maioria das coisas na minha vida, mas se pra você 100% é extremamente necessário, faça a amniocentese e fique mais tranquila até o dia do parto. O importante é você se sentir bem!

3 comentários:

  1. Nos gestantes sentimos e conseguimos esses "100%" so nos nossos sentimentos. Tenho certeza que esta tudo bem com seu bebe se voce esta sentindo paz! Minha prima fez amniocentese por causa de uma alteraçao minima e o bebe dela esta lindo normalissimo e super saudavel! Deus abençoe voces!!!

    ResponderExcluir
  2. fizemo e no nosso caso deu 3,1 mm estamos muito preocupados ....

    ResponderExcluir
  3. Olá, também fiz ontem a eco e o resultado foi 2,8. Fiz de imediato o restreio cromossomático (análises ao sangue) e espero amanhã ter os resultados. Esta espera é muito muito dificil e gostava de dizer que sinto que o meu bebé está bem, contudo tudo em que consigo pensar é na médica a mandar-me fazer as análises

    ResponderExcluir