quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ansiedade! Ela não é um privilégio da primeira gestação.



Quando soube que estava grávida pensei que agora tudo seria mais calmo, que a ansiedade seria bem menor e que a tranquilidade seria a palavra chave para definir este momento que apesar de ser novo não era tão novo nem cheio de mistério assim, afinal eu já tinha tido uma gestação anterior e ainda escrevia para grávidas de todo o Brasil já tinha algum tempo.

Eu estava muito enganada, pois a ansiedade desta vez se revelou quase que dobrada. Eu estou com 20 semanas e meia, agora, e não paro de contar os dias para ver a carinha desta menininha que cresce dentro de mim mais e mais a cada dia.

Na primeira vez a ansiedade só veio no último mês, o que pra mim era mais que normal, afinal despois de 8 meses vendo a barriga crescer e sentindo o meu filho mexer, nada mais natural que querer pegar logo esse ser tão indefeso e dependente de mim no colo e não parar de admirá-lo.
A ansiedade que se apresentou desta vez começou a me parecer fruto de toda uma história nova que envolve a vinda da Ágatha, até porque, agora, terei que consciliar o meu filho, o filho do meu marido e a nossa filha. E, por mais que, hoje, eu cuide e eduque os meus dois meninos igualmente, pois ambos moram comigo, só um foi criado por mim desde sempre.

O que acabou se tornando super comum nos dias de hoje – o meu, o seu e os nossos - ainda não se tornou muito fácil pra mim de administrar e nem sei se será algum dia, pois pessoas com criações diferentes interagindo num mesmo ambiente é facilmente sinal de confusão, mesmo quando tanto amor é envolvido como no nosso caso.

Fico realmente ansiosa sobre como tudo isso irá acontecer. Como será que as crianças vão se comportar depois que a Ágatha nascer? Como será que eu vou lidar com essa história toda? E o meu marido? São muitas as dúvidas que vão além do questionamento de qualquer mulher sobre a capacidade de ser boa mãe ou sobre os medos do novo.

Realmente acredito que isso é o que resultou em uma maior ansiedade minha nesta gestação que envolve tantas pessoas diferentes e sentimentos mais diversos ainda. Só realmente uma mulher para tentar e até conseguir administrar tudo isso. Ainda bem que somos nós que parimos e ainda bem que estou mais do que disposta a vencer mais este desafio.

2 comentários:

  1. Olá!
    Fuçando na internet achei o seu site e blog, adorei as dicas.
    Na minha primeira gravidez fiquei ansiosa só no final também, esse final de semana descobri que estou grávida de novo. Minha princesa tem 3 anos e 7 meses, mas desde que soube já estou ansiosíssima! Sempre fui super dorminhoca, agora custo a pegar no sono!
    A cabeça da gente fica a mil por hora né?
    Um abraço
    PS: Vou te seguir!

    ResponderExcluir
  2. Pois é menina...
    imagine o meu caso que fica: é menino! Ih não... é menina!
    Já estou esperando a outra ultra para confirmação, sempre acho que vai mudar de novo... isso me deixa um pouco insegura... mas a gente vai se resolvendo, o importante é que está tudo bem e é perfeito!
    Bjim

    ResponderExcluir