quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cravos, espinhas e Gravidez



Como não canso de dizer toda gravidez é única e posso ver isso perfeitamente com a minha segunda gestação que está sendo totalmente diferente da gravidez do meu primogênito.

Quando fiquei grávida do Gabriel, só me lembro de ter tido uma crise de enjôo e várias de sono incontrolável que terminaram no fim do primeiro trimestre. Só me lembro destes pequenos desconfortos e depois foi só alegria. Me senti muito bonita durante todo o período da gestação, pois minha pele, meu cabelo e minhas unhas nunca ficaram tão fortes e saudáveis. Tudo correu muito bem desde o início até o final.

Nesta gravidez as coisas estão sendo um pouco diferentes, mas o pior acho que realmente já passou. Já pude dar adeus aos enjôos, dores de cabeça e sonos incontroláveis, mas, agora, estou enfrentando algo novo, o problema com espinhas e cravos, coisa que nem na adolecência tive que combater.

Já ouvi muita coisa sobre a diferença entre gravidez de menino e menina. Já me disseram de tudo, que gravidez de menino nos deixa mais bonitas e também o contrário, que gravidez de menina dá mais enjôo e também o contrário, que a nossa pele, cabelos e unhas ficam melhores na gravidez de menino e também o contrário. No que acreditar? Descobri que o melhor é observar e realmente aceitar que não tem uma única receita de bolo para toda gravidez. Cada uma é única independente de ser menino ou menina.

Como disse antes espinhas e cravos têm sido meu novo desafio. Eles insistem em aparecer deixando minha pele que antes erá ótima com um aspecto mais áspero e não saudável. O pior mesmo é quando aparece uma espinha enorme e vermelha que nem o melhor corretivo consegue disfarçar bem, mas graças ao meu marido descobri algo que está salvando literalmente a minha pele.

O Allan me apresentou a Verônica, que faz limpeza de pele na Clínica Pitanguy. Ela é uma querida e ainda cuidou da minha pele tão bem que já posso contar algumas semanas com meu rosto livre dos vilões desta fase. Santa Verônica!!!

Ela faz uma limpeza de pele com todos os cuidados para não usar nada que possa prejudicar nem a mim nem ao meu bebê e ainda tem todo o carinho para lidar com nosso aumento de sensibilidade que é normal durante a gestação.

Tenho usado, também, para prevenir a volta de cravos e espinhas, o sabonete líquido da Gerare, que evita o acúmulo de olesidade, sempre que percebo que meu rosto está começando a ficar mais gorduroso.

Tem muita gente que indica o uso de esfoliante semanalmente, mas se você pega muito Sol é melhor evitá-los, pois eles podem estimular o aparecimento de manchas escuras e pra mim isso é ainda pior que cravos e espinhas.

Manter a pele sempre limpa, beber muita água e ter uma alimentação saudável e livre de gorduras ruins são o começo para evitar problemas no seu rosto durante a gravidez e em qualquer momento da sua vida, mesmo quando os hormônios insistem em ir ao lado oposto da beleza da sua pele. Lembre-se que a beleza da pele vem de dentro pra fora. Cuidados externos podem ajudar, mas se você não cuidar do interno esses cuidados terão que ser cada vez mais constantes.

8 comentários:

  1. Olá Sabrina, tudo bem, sou colaboradora da Revista Baby & Cia e na faremos uma matéria sobre espinhas na gestação. Você gostaria de dar um depoimento para nós? Se sim, meu e-mail é camila.ciberi@gmail.com .
    Obrigada!
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Olá Sabrina adorei a materia, estou esntrando no 4 mes de minha primeira gestação, faço exercicios, como super bem e meu rosto está cheio de espinhas..... fiquei desesperada e eu que não usava maquiagem pois tinha uma pele boa estou tendo que usar agora.... estou até com medo de usar maquiagem e a pele começar a piorar..... minha gineco pediu p eu passar um gel que chama papules vc conhece? Para mim não resollveu muito não. Já tinha o habito de limpar a pele com soro fifiologico... refresca muito

    Veruska
    veruska_vecchio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou grávida de 3 meses e meu rosto encheu de espinha,coisa que não aconteceu na minha primeira e segunda gestação estou com medo que manche minha pele ,pois eu tenho a pele mista e esta dando muita espinha interna alguem me ajuda pois a dizer o q eu faço

    ResponderExcluir
  4. meu rosto encheu de espinhas internas nessa gravidez e fica todas doloridas pois eu não sei o que faço pois até com sabão de coco e não resolveu nada o que fazer .............me ajudem

    ResponderExcluir
  5. olá, estou grávida de 3 meses e estou desesperada, pois estou cheia de espinhas e crávos oque posso fazer?

    ResponderExcluir
  6. Como o aparecimento das espinhas é hormonal, liquidar totalmente com elas é meio complicado, mas as dicas que dei ajudam a aliviar a aparência delas, assim como o surgimento de novas espinhas. Quando as dicas não funcionam o melhor mesmo é procurar um bom dermatologista para que ele avalie o caso em particular, pois cada pessoa tem suas particularidades que podem ajudar ou não nesses casos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, estou indo para o quarto mês de gestação e meu rosto tá limpinho sem nenhuma maldita espinha, mas em compensação, minhas costas parecem que foram picadas por abelhas, são muitas espinhas, todas bem vermelhas e com aspecto inflamado e ainda por cima coçam bastante! Fui à dermatologista que indicou que toda minha roupa fosse lavada com sabão de coco e sem amaciante, que eu só use roupas de algodão e evite deixar escorrer a água do banho com shampoo ou condicionador pelas costas, também me mandou usar Ilosone duas vezes ao dia no local afetado, disse que não vai prejudicar o bebê, comecei a usar esta semana, parece que já estão secando graças a Deus!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Além das espinhas e cravos estou com algumas manchas no pescoço e pequenas pintas no rosto.
    Esta é minha terceira gestão e ja estava animada com a beleza que a gestação causa. Me enganei, nem me olho no no espelho...

    ResponderExcluir