terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pré-Natal, Incompetência Istmo Cervical e Circlagem


Parece que por conta de resolver tomar para mim a responsabilidade de passar para todas as gestantes importantes informações sobre os vários tipos de gestação, suas facilidades e complicações, acabei tendo uma segunda gestação com vários sustos e surpresas. Isso me fez ver a realidade da frase “Cada gestação é uma gestação” que é muito usada por mim, mas que nunca havia vivido na pele.

A mais nova surpresa veio na minha última visita de pré-natal, onde descobri que meu colo era incompetente, ou seja, flácido, e que estava se apagando, ou encurtando, cedo demais. Nessa altura eu estava com exatas 24 semanas e não esperava me deparar com tal notícia. Apesar de escrever sobre gestação não sabia muito sobre esse assunto, o que me deixou meio preocupada.

Minha médica me falou que meu colo, por se apresentar flácido, poderia não aguentar maiores esforços e que eu deveria ficar de repouso, parar de malhar e não pegar peso. Isso foi numa sexta-feira e ela pediu para me ver na segunda para poder avaliar melhor a evolução do quadro e que se piorasse teríamos que circlar o colo do meu útero para evitar um parto prematuro.

Voltei pra casa e segui o que minha médica recomendou, mas no dia seguinte comecei a sentir um peso maior na região pélvica e vi que havia descido um pouco mais de um muco com aspecto de borra de café. Tanto o muco quanto a sensação de peso eram coisas que me incomodavam nas últimas duas semanas, mas neste dia, principalmente, o peso começou a me incomodar mais, o que me fez ligar para ela.

Minha médica ao me ouvir decidiu me examinar e já me preveniu para não comer mais nada até que ela me examinasse, pois se fosse preciso fazer a tal circlagem, eu já estaria preparada para a anestesia.

Fui ao seu encontro no meio da tarde e ao me examinar, ela pôde ver que meu colo tinha diminuído ainda mais de comprimento e que não poderia esperar mais para circlar. Ela me explicou que se a bebê começasse a entrar pelo canal do colo não poderia mais aplicar o procedimento, pois teria risco para a Ágatha.

O procedimento em si foi tranquilo. Internei às 17h e às 19h já estava entrando no centro cirúrgico. Tomei uma anestesia ráqui que me fez não sentir mais as pernas e algo para dar uma dormidinha. Foi tudo muito rápido e logo que terminou a única sensação esquisita foi a de continuar não sentindo minhas pernas o que logo se resolveu.

Quando cheguei ao quarto comecei a sentir uma contração de parto e chamei a enfermeira que logo administrou os remédios cabíveis, o que fez parar a dor. Minha médica já havia explicado que isso era normal por ter manipulado o útero e que tinha que continuar internada até de manhã exatamente para poder receber esses medicamentos através do soro.
O único incômodo dos medicamentos intravenosos era que me deixavam com um pouco de taquicardia, mas, assim que saí do soro e passei a tomar os medicamentos que serão meus companheiros até o fim da gestação, essa sensação parou e agora só tenho que enfrentar a chatice do repouso, mas minha filha vale o esforço.

Nessa última consulta de pré-natal pude realmente ver como é importante tal acompanhamento. Imagina se não tivesse ido? Poderia ter me arriscado a ter minha filha muito prematuramente. Por isso temos que ter um bom acompanhamento durante toda a gestação e seguir tudo o que nossos médicos nos falarem. Quando dá tudo certo parece que o pré-natal nem precisaria ter existido, mas nunca sabemos quando pode dar algo errado e para isso temos que estar sempre preparadas.

Sair da maternidade sem nosso bebê por ter que deixá-lo na UTI não é o que nenhuma mãe deseja e eu me incluo neste grupo. Então, agora, é seguir a risca todos os cuidados que minha médica me passou para que só depois de 37 semanas venha a dar entrada novamente na maternidade para aí, sim, sair com a Ágatha nos braços com o sorriso mais reluzente do mundo.

Pré-natal não é só uma rotina pura e simples da gestação é uma forma real de fazer com que nossos filhos venham ao mundo o mais saudáveis e fortes possíveis. E, se isso, por algum motivo, não for possível, pelo menos poderemos estar preparadas para recebê-los e cuidar deles da melhor maneira a fim de garantir sua sobrevivência e seu desenvolvimento saudável. Além da saúde do bebê, o pré-natal cuida da nossa saúde e só uma mãe sabe como precisamos de saúde para cuidar de um recém-nascido. Então, façam pré-natal e curtam cada minuto da sua gravidez. Vocês merecem!

16 comentários:

  1. Caramba!!! Não sabia que vc tinha passado por esse susto...
    Graças a Deus que vc está fazendo pré natal corretamente... isso ia dar um problemão!
    Que bom que vc's duas estão bem, e que está tudo indo bem agora...
    vê se vc pára um pouquinho, fica quietinha e repouse... isso é essencial para o momento que vc está vivendo. Aliás, nós estamos vivendo!rs
    Gravidez é saúde! Mas o descanso tbm é saudável! rs
    Fique com Deus!
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Oi Sabrina,

    Fique tranquila, pois você descobriu o problema a tempo.
    A minha irmã teve o mesmo problema nas gestações, fez a circlagem e os dois partos foram de 40 semanas. Também teve que usar os medicamentos até a 38 semana e muito repouso, mas meus sobrinhos nasceram saudáveis e lindos.
    O importante e seguir a risca as recomendações médicas.
    Beijo,
    Vanessa Valle- da Belle Petit & Maison

    ResponderExcluir
  3. otimo ler esses comentarios! me anima!!! fiz a circlagem na semana passada. estou de 20 semanas e me sinto bem apesar de bastante assustante assustada. Estou tomando apenas o hormonio e hj voltei a trabalhar mas com muita calma. Fui alertada de que o bebe pode nascer antes das 37 semanas. mas esse foi o comentario mais animador que li. muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo disse...

    Queria também fazer um comentário sobre minha experiencia,minha primeira gestaçao fiz a cerclagem e graças a Deus nasceu saudavél e no tempo certo.Estou grávida de novo fiz cerlagem novamente com 12 semanas foi tudo bem,agora já estou de 25 semanas e passo bem, mas minha médica me afastou do serviço e pediu repouso. graças a Deus já está chegando a hora do Daniel nascer. Para mamaes desejo muita força e sejam confiantes que dá tudo certo..

    ResponderExcluir
  5. oi perdir 3 bebe hj tou gravida denovo e fis a circlagem e ta corendo tudo bem tou gravida de 14 semanas e 3 dias tou me sentindo mtos bem e feliz

    ResponderExcluir
  6. ola nonima meu nome e daniela fiz cerclagem tambem mas perdi minha linda menina quer converçar comigo meu endereço e danielakimura83@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. OLA SABRINA MEU NOME É LEILA E EU TAMBÉM TENHO INCOMPETENCIA JÁ PERDI 3 BEBES DE 5 E 6 MESES ,NAO TENHO NENHUM FILHO VIVO ,MAS PRETENDO TENTAR MAIS UMA VEZ , ESPERO Q A SUA GRAVIDEZ TENHA CORRIDO TUDO BEM ATÉ AQUI, É MUITO BOM SABER Q DEU CERTO PARA ALGUMAS PESSOAS, ISSO ME FAZ TER MAIS ESPERANÇA ,NAO DEIXE DE CONTAR SUA VITORIA PARA AS PESSOAS PORQUE ASSIM COMO EU MUITAS MULHERES COM ESTE PROBLEMA PRECISAM SABER Q E POSSIVEL SER MÃE E QUE VALE A PENA A GENTE FAZER O PRE NATAL CORRETAMENTE.
    QUE DEUS ABENÇOE VOCE E A VITORIOSA AGATHA!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sabrina, tive 3 gestações e perdi os 3 por incompetencia.Na iª eu nem sabia o que tinha e quando percebi estava tendo um aborto, na 2ª fiz a circlagem com 12 semanas, mais com 21 semanas os pontos se romperam, na 3ª nem deu tempo de fazer a circlagem.
    Hoje estou gravida novamente, agora com 12 semanas , e sabado dia 17 é que minha medica vai decidir a data da circlagem.
    Fiquei feliz por saber que deu td certo com varias mulheres, agora acredito que DEUS, quer que seja a minha vez de ser mãe.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sabrina e meninas! sei que a bebê da já nasceu e está tudo bem, mas gostaria de dizer que eu tb passei pela experiência de perda de um bebe no quarto mês de gestação.Na minha segunda gestação cerclei com 12 semanas meu bebê nasceu à termo (39 semanas) com 5kg de cesariana.
    A cerclagem funciona! mas precisamos tb de muito repouso... minha gravidez foram 9 meses de cama...valeu a pena viu. não desanimem!
    Felicidades a todas.
    Bjkas
    Karla

    ResponderExcluir
  10. Olá mãe canguru ! Tb tenho IIC . Perdi meu bebê com 24 semanas no final de janeiro/2010.Não deu tempo de fazer a cerclagem.Na próx. meu médico me disse q. farei. Sobre ficar na cama... vc ficou de repouso absoluto? Sem poder ir ao banheiro?

    Parabéns´!!! Felicidades !!!

    Agradeço se puder me responder(ou alguém q. tb tenha passado por isso)...

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem? Eu perdi um bebe de 25 semanas aliás ele nasceu vivo pesando 680 gramas mas por falta de recursos morreu após 48 horas. Minha médica desconfiou de IIC fiz uma histeroscopia mas não acusou a incompetencia, após 4 meses engravidei novamente e de novo com quase 25 semanas tive um sangramento liguei para minha médica ela me pediu com urgencia que fizesse uma ultra então constatou trabalho de parto prematuro fui transferida as pressas para Petrópolis e ali fiquei internada 15 dias sem poder fazer esforço nenhum, dieta sem resíduo para não sentir vontade de ir ao banheiro, pórem após os 15 dias não teve jeito a bolsa rompeu e Ana Carolina nasceu no quarto sem tempo de subir para a sala de parto nasceu pesando 750 gramas e medindo 31 cm.Foi aí que se confirmou a IIC. Mas, enfim, foram intermináveis 81 dias de UTI Neo Natal, mas graças a Deus ela está com 1 ano e 4 meses esperta, saudável para honra e glória do nosso Deus.
    Desejo que o nosso Deus derrame bençãos infindas sobre sua vida e do bebe e tenho certeza que tudo vai dar certo..........
    Fiquem com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  12. oi para todas mamae me chamo cristina eu tenho esse mesmo probema ja engravidei 3 vezes e as 3 eu perdir o meu bebe de 5 e 6 meses na ultima gravidez conheci um medico abencoado que descobrir o meu problema hj tou gravida tiver que fazer uma cerclagem no colo do utero com 2 mes de gravidez hj o joao victor esta aqui na minha barriguinha de 9 mes com ele e lindo meu filho falo por esperiencia proprio nao desista porque o que tou vivendo com o meu filho na minha barriga e a melhor coisa do mundo felicidade para dos mae essa semana joao victor nasce

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas! Esse está sendo o site que está me incentivando a ñ desistir de realizar meu grande sonho de ser mãe, agora dia 20/11/10, sem motivo algum comecei a ter um sangramento e ao dá entrada na maternidade, tive a triste noticia q estava perdendo meu 2º filho com 20semanas e 3 dias,o 1º perdi pq ele tinha um problema de mal formação, e no 2ºdescobrir que tbm tenho IIC, fiz meu pré-natal desde do inicio td bem direitinho, mais infelizmente ñ descobrir a tempo de fazer a cerclagem, já fui orientada que na minha próxima gravidez na 12ª semana de gestação tenho q me internar p/ realizar a cerclagem. Mais fico triste pq muitas pessoas me falam que Deus naum me concedeu o dom de ser mãe! Será que realmente é isso que deus tem p/ mim!?
    Tô feliz por ter encontrado vcs aqui e poder desabafar e trocar experiências!
    Seja feita a vontade de DEUS, eu acredito e confio no senhor que td vai mudar na minha vida!

    Bju a tds Meu nome é Alsângela

    ResponderExcluir
  14. Alsângela,
    Deus quer o melhor pra vc sempre, acho apenas que o dom de ser mãe, no seu caso, precisou vir com um pouquinho mais de trabalho, mas sinto que ele virá na hora certa.
    Boa sorte e acompanhe a gente no site tb. www.gravidezabsoluta.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi gente , muito bom lê os depoimentos de vcs.
    Estou na 4ª gestação perdir 3 bebes 2005, 2006 e 2007 e na 3ª fiz a circlagem mas perdir com 21 semanas e sinceramente acho que no meu intímo já tinha desistido. Derrepente em 2010 no mês de Novembro me descobrir grávida, foi um grande susto e pra falar a verdade ainda estou me acostumando e com um pouco de medo de passar pela dor física e emocional novamente. Estou com 9 semanas e meu médico disse que irá esperar a próxima ecografia para decidir sobre a cerclagem e uma sensação ruim achar que vou ter que ficar de repouso novamente, mas valerá pena se no final eu tiver meu bebezinho.
    Bjssssss obrigado por me proporcionar esperança.
    Marcia

    ResponderExcluir
  16. Esperança sempre, Marcia.
    Acho que o nosso grande problema é sempre determinar o nosso tempo certo, mas nem sempre o nosso tempo é realmente o melhor tempo e por vezes algumas coisas têm que acontecer antes do que queremos para darmos até mais valor para o nosso presente quando ele chegar, pois ele sempre chega de uma forma ou de outra sempre chega.
    Boa sorte na sua gestação e que Deus sempre esteja com vc, ou melhor, que vc sempre sinta Ele com vc, pq estar Ele sempre está.
    Bjo grde.

    ResponderExcluir