quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Sustentabilidade e Quarto de bebê



Desde que engravidei da Ágatha tenho adquirido um gosto maior por coisas antigas, o que me fez optar por móveis "da vovó" para usar na decoração do quarto da minha filha. Para minha sorte existem na minha família algumas peças que servem direitinho para o propósito de mobiliar o quarto dela, então, logo que tive esta idéia tratei de nogociar com os respectivos donos a tranferência dos mesmos para a minha casa.

A coisa boa de móveis antigos é que no tempo dos nossos avós tudo era feito com madeira boa que realmente dura gerações. E, usá-los como mobília para o quarto de um bebê, pode trazer, além de resistência e durabilidade, um quê de romântismo quase que perdido nos dias de hoje.

Outra coisa boa sobre esses móveis é que depois de usá-los para a fase baby do seu filho, você poderá colocá-los em qualquer outro cômodo da casa sem a menor chance de parecer coisa de criança ou até mesmo continuar usando no mesmo quarto, pois, com certeza, eles podem acompanhar o crescimento da criança e as possíveis mudanças de decoração sem ficar preso a um estilo infantil demais.

A minha opção foi reformá-los tirando um pouco do peso do verniz escuro dos móveis que selecionei fazendo uma pátina clara em todos eles. Optei por criar uma decoração sem muito fru fru, mas que tenha um tom fofo que a vinda de qualquer bebê pede.

Além desses móveis, comecei a comprar coisas para o quarto que não sejam específicas de bebê para compor a decoração, pois acredito que a sustentabilidade do quarto e de tudo que nele for usado é um favor para a natureza e para o meu bolso. Gastar fortunas em decoração de quarto de bebê que só vai durar no máximo, estourando, dois anos, acredito não ser a melhor opção nos dias de hoje. E, com criatividade, peças antes nem pensadas para decorar o quarto do seu filho, podem se tornar uma bela escolha que permanecerá na decoração da casa por muito tempo ainda.

A sustentabilidade tão falada nos últimos tempos é sem dúvida uma palavra que deve se tornar parte do cotidiano de todos nós. Nos preocupar com a durabilidade dos bens de consumo, com sua possível reciclagem, com a origem legal delas e com a responsabilidade social nelas envolvidas é uma obrigação nossa se queremos que nossos filhos tenham um lugar descente para viver.

Esperar isso simplesmente do governo pode ser cômodo demais e pouco funcional. Vamos fazer o nosso pouquinho para um mundo melhor, pois cada pouquinho junto pode virar algo grandioso. Fazer parte disso tornará você e seus filhos seres humanos muito melhores que saberão curtir e respeitar verdadeiramente as coisas simples e lindas da vida e não apenas os jogos mais atuais de video game. A natureza é o mais rico e belo parque de diversões, só precisamos saber usá-lo, respeitá-lo e admirá-lo.

2 comentários:

  1. Sabrina,
    concordo com você! E já havia pensado nisso tudo e procurei móveis da família e usados para o quarto da Antônia. Somente o berço é novo. A comôda será reformada e era da minha avó. A cama babá é a mesma que eu usei toda a vida, desde os 2 anos de idade, que está perfeita e que minha enteada usa de 15 em 15 dias. Quase tudo será reciclado e achei isso importante para já iniciar a vida dessa bebê ensinando-a a ter consciência ambiental.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    O quartinho vai ficar lindo e com mais personalidade.
    Sem falar no melhor propósito do momento: poupar o planeta.
    Vc se incomodaria de mostrar depois a foto do quartinho pronto?
    Beijinhos,
    Pri

    ResponderExcluir