sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

28 semanas - Um marco importante



Chegar a 28 semanas é muito importante para pais, obstetras e futuros pediatras. Este é chamado de primeiro corte na neonatologia. O que seria isso? É a primeira data significativa na sobrevida do seu bebê caso ele resolva nascer antes do previsto.

Nesta fase seu bebê já deve medir cerca de 35 cm da cabeça aos pés e pesar em torno de 1200-1300g. Ele já possui sobrancelha e cílios e os cabelos estão mais espessos, mas o mais importante é que seus pequenos pulmões já são capazes de praticar a respiração, apesar de ainda poder apresentar dificuldades ao respirar, caso nascesse agora.

Com esta idade, o feto já tem quase 100% de chance de sobreviver fora do útero, mesmo que ainda haja o risco de algumas sequelas remanescerem. Uma boa UTI neonatal nestas horas é fundamental.

Esta informação para quem está em repouso ou prestes a parir seu bebê com esta mesma idade é bem reconfortante, assim como é para mim por tudo o que estou passando neste momento. É por isso que esta semana é tempo de festa para todos que esperam a Ágatha e foi também por isso que fiz questão de celebrar com todos aqui da maternidade onde estou internada.

Dizem que nesta fase os fetos começam ainda a apresentar alguns soluços que são espasmos ritmados diferentes dos movimentos triviais que seu filho deve estar fazendo dentro de você. E, se seu filho se parece com a minha filha, ele deve mexer horrores nesta fase.

Também é dito que os fetos nesta idade começam a sonhar, só não se sabe com o quê... Além disso, sua audição está mais aguçada, seus olhos já estão totalmente formados e as pálpebras já abrem e fecham. Agora seu feto já é bem parecido com como ele vai ser quando nascer a termo.

Você, neste momento, se tudo estiver corrrendo bem, sem nada de repousos forçados, deve começar a deixar tudo pronto para a chegada do seu bebê, como quarto e enxoval. Mas, lembre-se que se o quarto exigir obras maiores como rebaixamento de teto, projeto de iluminação e pintura a mão o ideal é começar a fazer isso um pouco antes.

Caso você esteja de repouso, respeite isso e dê esta tarefa para alguém de sua confiança, que você sabe que irá respeitar e seguir seus gostos e prazos, pois estes estresses podem não fazer bem para alguém que exige mais cuidados durante a gestação. Melhor amiga, mãe, uma tia ou a madrinha da sua filha podem ser uma boa opção.

Agora, é só esperar o próximo corte, que é com 32 semanas. Boa sorte para todas nós!

A dica final: para escolher os mimos do quarto do bebê mesmo de repouso aproveite os benefícios que a internet oferece. Veja a dica do meu site Gravidez Absoluta!

http://www.gravidezabsoluta.com.br/decoracao.php?cod_conteudo=150

Nenhum comentário:

Postar um comentário