terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ecocardiograma Fetal ou Eco Fetal


Chegou a hora de mais um exame para saber se está tudo bem com o meu bebê, o Ecofetal. Ele deve ser feito por todas as gestantes, principalmente, por aquelas que apresentam maior possibilidade de má formação congênita. É claro que eu optei por fazê-lo, mesmo sem meu plano pagar e tendo um custo um pouquinho salgado, por volta de R$250,00.

Este exame deve ser feito entre 18 e 24 semanas, mas pode ser realizado até o fim da gravidez. Eu acabei fazendo o meu com 28 semanas por conta das surpresas do último mês, mas deu tudo certo... Mesmo com a TN da minha filha tendo se apresentado no limite superior da normalidade, o que preocupou um pouco minha médica.

Ele consiste na realização de um estudo minuncioso do coração, que avalia este importante órgão do bebê durante a vida intrauterina através de um ultrassom, aquele mesmo que vocês já estão acostumadas a fazer, seja por conta da gravidez ou por simples checagens rotineiras exigidas por seus giecologistas.

A maior diferença é que este exige um doppler colorido o que faz você ver as imagens todas mais avermelhadas. Ele deve ser feito por um médico especialista em cardiologia fetal, pois assim, ele poderá avaliar e diagnosticar mais precocemente alguma anomalia que por vezes pode ser tratada ainda intrauterinamente.

Ao analisar tanto os detalhes morfológicos (estruturais), quanto os funcionais (incluindo função cardíaca e circulatória), além dos vasos que saem do coração e os que entram no pequeno coração, o médico responsável pelo exame tem como descartar a maioria das anomailas possíveis no nosso feto, o que deixa a nós, mães e pais, muito mais tranquilos, apesar de nunca nos darem 100% de chance de nada.

O exame é bem tranquilo e rápido, mas nem pense em gastar dinheiro gravando-o, como muitas mães fasem em outras ultras, assim como eu mesma. Este, realmente, não tem muito o que mostrar para a maioria de nós, leigos. Mas, independente de ser bonitinho ou não, vale a pena saber o seu resultado. Ele pode salvar a vida do seu filho ou simplesmente te tranquilizar para proporcionar um fim de gestação mais calmo e confiante na saúde do seu bebê.
Veja ainda outros cuidados que devem fazer parte do seu pré-natal: http://www.gravidezabsoluta.com.br/saude.php?k=pré-natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário