sexta-feira, 26 de março de 2010

Mãozinha de bebê X Germes e Bactérias


Tem uma coisa que tem me perturbado desde que comecei a sair com minha filhota para os lugares públicos e cheios de pessoas conhecidas ou desconhecidas. Pegar na mãozinha da minha filha é extremamente necessário? Por que as pessoas, até àquelas mais instruídas se rendem ao impulso de tocar as mãos dos nossos bebês?

Meu marido, ontem, filosofou sobre esse fato chegando à conclusão de que as pessoas fazem isso, por conta do instinto primário dos bebês de agarrarem qualquer coisa que seja posta na palma de suas mãos, o que faz com que eles passem uma sensação de estarem retribuindo o carinho. Achei essa tese um tanto quanto pertinente o que me fez dividi-la com vocês, além da minha indignação com tal fato.

Mas, o que fazer quando as pessoas chegam perto de nossos pimpolhos com suas mãos cheias de bactérias para tocar as de nossos filhos, ainda tão pequenas e indefesas? Mãos estas, que vão direto à boca fazendo com que se alimentem destes germes que podem vir a fazer mal aos pequenos que ainda são desprovidos dos anticorpos necessários para defendê-los deste ataque invisível.

Titios e titias, façam carinho, brinquem com os nossos bebês, mas deixem a mãozinha de lado. Tem tanta parte gostosa dos nossos filhos para se pegar. Tente o pezinho, se ele ainda não está na fase de, também, levá-lo à boca, ou lave bem as mãos antes de tocá-los, o que muitos nem se preocupam em fazer.

Para evitar maiores problemas, ou melhor, surpresas, eu deixo sempre um frasco de álcool gel na bolsa da minha filhota para que as pessoas conhecidas que acabamos encontrando nos passeios, se utilizem na hora de confraternizar com essa coisa fofa, a qual quero tanto proteger. Esse ato acaba sendo mais válido até os seis meses, pois, depois tudo acaba indo à boca e o controle sobre o que nossos filhos resolvem pegar e fazer de “comida” fica quase impossível.

Depois dos seis meses, nossos filhos já foram vacinados contra a grande maioria das doenças mais perigosas, deixando-nos mais tranquilas sobre os riscos de pegar esta ou aquela moléstia. É claro, que os cuidados terão sempre que existir, mas, pelo menos, sabemos que deixá-los mais livres para desbravar o mundo, o que é necessário nesta fase, já é mais seguro, e que nos deixa mais aliviadas quanto ao toque nas mãos dos nossos bebês e outras coisas mais.

Então, até os seis meses, tomem muito cuidado com o que vai na mão dos seus filhos, mas, depois, tentem relaxar um pouquinho, pois cuidado é muito bom, principalmente, com seres tão indefesos e dependentes como eles, mas paranoia é desnecessária e prejudicial a sua relação com seu bebê. Boa sorte e muito álcool gel! Num momento onde só se fala em gripe suína, ou H1N1, não custa nada se prevenir.
E para evitar que seu filho leve micrrorganismos à boca, uma boa opção é a dica desta matéria do Gravidez Absoluta: http://www.gravidezabsoluta.com.br/bebe.php?cod_conteudo=205

Nenhum comentário:

Postar um comentário