segunda-feira, 17 de maio de 2010

Desenvolvimento do bebê mês a mês – 3º mês

Esta é a fase da descoberta do mundo através da boca. Também é a fase onde uma babação enorme começa a aparecer fazendo os pais se confundirem com o aparecimento dos dentes, mas não se preocupem, pois, normalmente, o motivo desta molhação toda é outro.

O aumento da salivação neste período é causado pelo próprio desenvolvimento neurológico e bucal do bebê, o que não está diretamente ligado à coordenação da deglutição. Juntando isso a essa nova forma de descobrir o mundo - colocando tudo na boca - você já viu no que pode acarretar. É baba para todo o lado!

Ao longo deste mês podemos perceber claramente a evolução da postura do bebê. Ao final deste período ele conseguirá erguer bem a cabeça, o tronco, esticar os braços e movimentar a cabeça à procura de objetos e sons. A coluna estará mais ereta e ele terá mais facilidade de segurar pequenos objetos e obviamente acabará os levando à boca.

Como esta fase é bucal, nada mais oral que conversar. Nesse momento, você irá descobrir que seu filho é capaz de emitir vários sons, que são o primeiro passo para começar a falar as primeiras palavras. Conversar com ele nesse momento é primordial para ajudá-lo neste desenvolvimento, pois é imitando que tudo começa. Você pode até fazer pequenos sons com a boca e a língua para despertar o interesse dele no que seu aparelho vocal é capaz de fazer. Em algum tempo será seu pequeno a fazer os sons mais diversos e em fim emitir o som mais lindo de todos: mamãe.

Uma dica para este momento é colocar o carrinho com seu bebê voltado para você. Assim, você pode conversar mais com ele e ajudar no seu desenvolvimento cerebral e social, pois a conversa ajuda seu bebê não apenas a falar mais rápido, mas também a se socializar com o mundo, além de ajudá-lo a aprender com mais facilidade as coisas deste mundo que ele está apenas começando a descobrir.

Neste mês o seu filho também mostrará que é em pé que passará boa parte do seu tempo, trocando o reflexo de marcha pela tentativa voluntária de ficar apoiado nas duas pernas quando colocado em pé.

A cada mês, mais descobertas vão ocorrendo e isso tudo numa velocidade inimaginável. Ficar atenta a cada evolução do seu pequeno é um ato de amor que te ajudará a guiá-lo neste mar de descobertas que é o mundo fora do útero. Seja uma boa guia que você não se arrependerá. Esses pequenos podem parecer frágeis, mas sabem agradecer como ninguém cada carinho, nem que seja com um simples sorriso. Você verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário