segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desenvolvimento do bebê mês a mês - Primeiro mês


Hoje, vou começar a postar os textos "Bebê mês a mês - Gravidez Absoluta", para que, assim, eu possa, junto com vocês, acompanhar o desenvolvimento dos nossos pequenos. Vou começar passando os três primeiros meses num espaço mais curto de tempo para que comece a coincidir com o crescimento da minha filha. Espero que gostem e comentem. Beijo Grande!!!

1o mês

Quando nosso bebê nasce, iniciamos uma relação única com um ser que estamos acabando de conhecer. Por mais que achemos que o amamos desde a barriga, na verdade, gostamos da ideia do que ele virá a ser e trazer para a nossa família. Mas, somente quando ele sai de dentro de nós, começamos a materializar todo o nosso ideal de nove meses de gestação dia após dia. A cada cuidado que temos com ele e a cada sorriso que ele instintivamente nos dá nos sentimos mais próximas dessa criaturinha linda, que tanto esperamos.

Nesse primeiro mês, o mais importante é estreitar esta relação. Isso é feito em cada instante em que esse ser tão pequeno e dependente clama por nossos cuidados, sejam eles para trocar uma fralda suja, dar de mamar ou proporcionar um gostoso banho relaxante. Aproveitar cada um desses momentos é primordial para você conhecer mais e mais seu filho e, assim, fazer com que seus sentimentos criem forças em um tempo bem menor que o normal para qualquer tipo de relação.

Essa fase do bebê, que se estende até os três meses, é um período de descobertas enormes para ambas as partes. Seu filho ainda não domina nem as musculaturas dos olhos e dorme mais do que fica acordado, entre 20 e 22h, o que é necessário para seu crescimento e desenvolvimento. Na verdade ele ainda é um verdadeiro come, dorme e chora. E é nesta fase que você vai começar a distinguir cada choro, resmungo e movimento que serão importantes para facilitar a relação de vocês. Então, fique atenta a cada detalhe de agitação e som que ele emitir em diferentes momentos do dia.

A audição do seu pequeno já está bem desenvolvida nesta primeira fase, o que valida o uso de músicas tranquilas para as horas de acalmá-lo. Ouvir o som da sua voz também pode ser bastante relaxante, pois ele já a ouve desde o ventre, então, se você preferir e quiser arriscar, cante quando ele estiver mais agitado. Isso provavelmente irá agradá-lo.

O primeiro mês de vida de um bebê pode ser muito desafiador, mas basta estar bem atenta aos pequenos detalhes do dia a dia dele, que rapidinho você já estará distinguindo cada sinal que seu filho emite para se comunicar com você até ele começar a falar e, assim, facilitar um pouco as coisas. Aproveite cada instante para aprender bastante, pois isso, é só o começo.

Espero que gostem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário