segunda-feira, 10 de maio de 2010

Desenvolvimento do bebê mês a mês - Segundo mês


Como disse na última semana, passarei a postar, resumidamente, explicações sobre o desenvolvimento dos bebês a cada mês de vida.

Desta vez, vamos falar sobre o 2º mês:

Chegou a hora de começar a sentir que seu bebê interage com você. Aos dois meses o bebê começa a dar o sorriso social, que primeiro surge sem qualquer estímulo externo e, no decorrer do mês, vira uma forma de retribuição a suas brincadeiras e conversas. O aparecimento deste sorriso significa que o desenvolvimento psíquico e afetivo do bebê está indo conforme o esperado. Agora é só aguardar as gostosas gargalhadas.

Neste período o bebê já passa a perceber a sequência de fatos como a mamadeira que vem logo após o banho da noite, o que é um bom momento para você criar seu ritual do soninho, caso ainda não o tenha feito. Esse ritual é simplesmente uma série de atividades calmantes que antecedem o sono mais longo da noite. É importante que ele se repita sempre para fazer com que o seu filho entenda que agora é hora de dormir de verdade. Um banho relaxante com a luz mais baixa, seguido da última mamadeira do dia sendo dada em um ambiente tranquilo pode ajudar, mas cabe a você descobrir o que será melhor para o seu bebê.

No princípio, ele pode até acordar uma vez durante a noite, em aguns casos um pouco mais, porém, em breve, ele estará acordando somente no começo da manhã o que é muito bom para nós, mães, também descansarmos. Ter seu bebê dormindo a noite toda num sono tranquilo é bom para mãe e filho. Para ele, porque o sono é muito importante para seu crescimento e desenvolvimento e, a falta de entrar adequadamente no sono REM, um estágio de alta atividade cerebral, faz com que seu bebê tenha menos atenção, mais problemas de comportamento e não aprenda tão bem. Além disso, quando seu pequeno não dorme bem, aumenta a produção do hormônio do stress, o cortisol, que o faz acordar mais durante a noite, criando um círculo vicioso de ainda mais estresse e cansaço pra todo mundo.

Para as mães, o benefício é óbvio. Dormir bem é importante para nossa integridade física e psicológica. Ficamos muito mais dispostas e muito menos estressadas quando estamos com o sono em dia. Então, depois de saber de tudo isso, podemos chegar à conclusão de que ajudar nossos filhos a dormir bem, não é só uma questão de comodidade, é uma questão de saúde para ambos.

Além do sorriso e da percepção de sequências de fatos, o bebê de dois meses já consegue levantar o queixo, sinalizando que o controle da musculatura do pescoço está avançando. Tem também o instinto de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando acordado. Porém, outros reflexos, como o de estender o corpo para trás ao ser subitamente levantado e o da marcha começam a ser inibidos, porque o domínio sobre os movimentos aumenta.

A visão tem uma mudança importante nesta fase por conta da fundição das duas retinas que permite ao bebê fixar e acompanhar objetos e pessoas. Ele começa a ver os detalhes. Antes olhava para você e via somente o contorno do seu rosto, hoje, já passa a enxergar o nariz, a boca, os lábios. É capaz, também, de reconhecer as pessoas que são mais presentes na sua rotina diária como o pai, os avós, os irmãos ou a babá. Quanto à audição, seu bebê consegue localizar sons feitos à sua frente, mas não os feitos à suas costas.

Nesta fase de tantas mudanças que levarão seu filho a interagir melhor com as pessoas e o mundo em geral, os brinquedos mais interessantes são os que se movimentam, que tenham cores fortes, que façam sons e emitam luzes. Seu bebê ainda precisa de muito estímulo para forçar a fixação do olhar. Quanto mais atrativos o brinquedo tiver, mais fácil você conseguirá sua atenção. Móbiles e Ginásios de chão são uma boa pedida para estimular o desenvolvimento do seu bebê nesta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário