segunda-feira, 31 de maio de 2010

Desenvolvimento do bebê mês a mês. Quarto mês!



Como no terceiro mês, esta fase continua sendo muito bucal, porém ganha outras conquistas. Agora, no quarto mês, seu filho está ainda mais falante, descobrindo mais e mais sons a cada dia. Sua boca é destino de tudo que chega a seu alcance e, mesmo quando não há nada de diferente, as próprias mãos podem se tornar algo tão gostoso quanto um sorvete, mesmo sem ele ter a menor ideia deste gosto ainda.

A babação continua e provavelmente aumenta, até porque como seu pequeno tem sempre algo na boca, isso acaba aumentando ainda mais a salivação. Com a coordenação motora melhorando, seu filho vai começar a segurar melhor os objetos e a passá-los de uma mão para a outra. Outra coisa que vai ajudar na pegada é a abertura das mãos, que além de facilitarem a vida do seu filho demonstram um bom desenvolvimento cerebral.

Esta é a hora de comprar um brinquedo leve que emita barulho e que seja fácil de segurar. Se ele tiver duas alças para facilitar a passagem de uma mão para a outra é ainda melhor. Este tipo de brinquedo é ótimo para ajudar no desenvolvimento deste tipo de habilidade.

Nesta fase, seu bebê começa a explorar mais o corpo, pegando os pezinhos e a genitália. Esse movimento de pegar os pés é um passo para outra habilidade que será de extrema importância, que é o engatinhar seguido do caminhar. Este exercício estimula os músculos dos membros inferiores preparando-os para tal feito.

A percepção de causa e efeito melhora nesta fase, o que ajuda seu filho na fala e na movimentação. Ele já fica com o tronco bem mais elevado quando posto de bruços e já não chacoalha mais a cabeça como antes, demonstrando sinais de fortalecimento das musculaturas da parte superior do corpo.

Para algumas crianças é aqui que começa a introdução de outros alimento além do leite. Isso acontece com aqueles bebês que não tomam mais leite materno pelo motivo que for. Os pequenos que mamam exclusivamente alimento materno vão adiar esta descoberta de novos paladares para os seis meses, pois até lá o leite da mãe é o alimento mais completo que ele pode ter.

O mais interessante desta fase é que quando chega a época da maioria de nós, mães, voltarem ao trabalho, é também quando nossos filhos aprendem uma série de coisas para nos prender pertinho deles. São elas o balbuciar, o chorar quando nos afastamos e, por fim, mas não menos importante, os sorrisos (agora incrivelmente existe um especial só para você!) e até as gargalhadas.

Parece até que eles já nascem sabendo quando provavelmente teremos que nos afastar, mas na verdade isso tudo é porque eles precisam cada vez mais da interação com outras pessoas para ajudar em vários aspectos do seu desenvolvimento. Espertinhos esses pequenos, não é mesmo?

Agora cabe a você saber lidar com tantas armas que seu filho aprendeu a usar para te deixar bem pertinho dele. Vou dizer que não é fácil, mas você consegue se assim for preciso. Afinal de contas existe ainda muita fralda para comprar e muito, mas muito gasto por vir. Dispensar o nosso salário pode ser fatal para a saúde familiar, então cabe a nós conseguir nos afastar sem maiores sofrimentos para ambos e aproveitar cada minuto quando puder estar por perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário