segunda-feira, 24 de maio de 2010

Resfriados – Como acabar com o nariz entupido?



Chegou a época dos resfriados atropelarem nossos filhos antes mesmo de percebermos que começou a esfriar. Com o inverno chega o friozinho, o chocolate quente, o vinho na beira da lareira, mas também chega esse incômodo dos narizes entupidos impedindo os sonos tranquilos e as refeições agradáveis. E, quando isso acontece com nossos bebês, tudo parece maximizado a décima potência.

Neste fim de semana passei por uma noite sem dormir em função desse mal que acompanha o inverno. Minha filha que dorme a noite toda ficou muito entupida e não coneguia dormir direito. Não preciso dizer que foi uma noite daquelas.

Como não gosto de remédios tomados à toa, preferi recorrer ao nebulizador, mas quem disse que eu havia levado na viagem que fizemos? Então, depois de não saber mais o que fazer e já ter recorrido à inalação de soro fisiológico, lembrei-me de alguns recursos que poderiam ajudar.

O primeiro deles foi algo para substituir o nebulizador. Liguei a água bem quente e deixei o banheiro fechado para que ele ficasse cheio de vapor d’água. Entrei com minha filha dentro dele e fiquei por um tempo para que a secreção diluísse e fosse expelida mais facilmente. Essa técnica é ótima para quando você é pego de surpresa sem um nebulizador de fácil acesso. É claro que o aparelho é mais prático e mais funcional, mas no aperto é importante sabermos o que fazer.

Depois disso, ela já deu uma melhorada, mas, mesmo assim, resolvi usar uma técnica para soltar o catarro do fundo dos pulmões denominada tapotagem. Essa técnica é muito boa se feita corretamente. Ela se baseia em dar tapinhas nas costas com a mão curvada e com os dedos unidos fazendo uma concha. Esses tapinhas não devem ser nem muito fortes, nem muito fracos. Eles devem ser firmes e não devem incomodar a criança. Vale a pena tentar.

Comigo essas duas técnicas funcionaram e me salvaram de uma noite muito pior. Espero que vocês não precisem delas, mas caso isso aconteça, acredito que possam ajudar bastante. Quando temos filhos uma das piores sensações é a de estarmos de mãos atadas diante do sofrimento dos pequenos, então, toda e qualquer dica que nos ajude a sair destas situações é mais que válida, é essencial.

Guarde estas duas receitas de sucesso na cabeceira junto das outras da vovó e torça para isso só ser uma prevenção e não uma premonição. O seguro morreu de velho e não de resfriado. Não custa nada estar precavido.

Leia também as matérias no www.gravidezabsoluta.com.br

Um comentário: