quarta-feira, 10 de março de 2010

Amor à primeira mamada


Quando minha filha nasceu eu me emocionei muito e até chorei. Também, depois de tantos sacrifícios, ver minha filha sair de dentro de mim saudável e linda foi quase que um milagre. Eu realmente tinha esperado e lutado muito por aquele momento.

Depois do seu nascimento eu só pude vê-la com calma no dia seguinte, pois a Ágatha foi direto para a UTI e eu ainda não conseguia ficar em pé sozinha sem desmaiar ou cair por não ter forças nas pernas para poder ir até lá. Afinal foram quase dois meses sem andar para que ela chegasse a uma idade gestacional melhor para a saúde dela.

Quando cheguei na UTI não pude conter as lágrimas por ver minha filhota cheia de fios e isolada de mim pela incubadora. Foi um momento muito difícil para mim e mais difícil ainda, pois a incubadora parecia mais que uma barreira física, ela havia se tornado uma barreira emocional, pois não conseguia sentí-la verdadeiramente minha por conta da distância, mas isso, graças a Deus, não durou muito.

No dia da minha alta, três dias depois do parto, tive a feliz notícia de que ia poder amamentá-la pela primeira vez. Ouvir tais palavras foi quase como que ouvir o sopro de um anjo ao meu ouvido proferindo o som mais divino de todos jamais ouvidos e eu nem imaginava que o melhor ainda estava por vir.

Quando cheguei na UTI na hora marcada, peguei minha pequena filha nos braços e ofereci meu seio para que ela se alimentasse. Ela logo abocanhou o bico do meu peito e, como num passe de mágica uma conexão foi feita, e a distância que foi imposta anteriormente pela encubadora foi desfeita pelo ato de amamentar minha filha tão desejada por mim.

Não pude conter as lágrimas e nem sei explicar o que verdadeiramente senti naquele momento único da minha vida. Naquela hora percebi como é realmente importante o ato de amamentar, mesmo que você só consiga fazê-lo por pouco tempo, dentro do mínimo de 6 meses recomendado pelos médicos para o melhor desenvolvimento da saúde do seu bebê.

Quando tive meu primeiro filho não pude perceber essa importância tão claramente, talvez por não ter sido privada de tal benção por nenhum momento. Mas, hoje, entendo perfeitamente quando as pessoas falam da importância da amamentação para fortalecer os laços maternos. Sei, também, que o fortalecimento desses laços é essencial ao desenvolvimento dos sentimentos futuros que você nutrirá pelo seu filho e que só crescerá com o tempo.

Existem pessoas que dizem que o amor por um filho desperta ainda no ventre, mas eu digo que primeiro, quando estamos grávidas, amamos a idéia de ter um filho e não o filho em si. Depois, nos apaixonamos por aquela criança que acabou de sair de dentro de nós e que agora depende do nosso lado mãe para sobreviver. E aí, com o tempo, o amor vai nascendo e crescendo a cada nova descoberta nessa relação tão mágica que só a maternidade permite.

Hoje, eu já posso dizer que amo verdadeiramente minha filha e que incrivelmente a amo cada dia mais. Esse amor despertou no primeiro dia em que pude amamentá-la e sei que vai crescer eternamente de forma impensável e incontável.Amor de mãe é realmente especial e eu me sinto muito sortuda por poder viver isso duplamente com os meus pequenos. Espero que todas vocês possam viver esse sentimento tão intensamente quanto eu estou tentando viver. Amem e vivam o amor por seus filhos o máximo que puderem. Vale a pena cada sacrifício por um pouco mais desse amor.
Conheça também o meu portal: www.gravidezabsoluta.com.br

3 comentários:

  1. LIndoooooooooooooo!!!
    Vc merece o melhor da vida sempre, és uma guerreira!!!
    Bjimmmmmm

    ResponderExcluir
  2. O mais lindo depoimento que já li descrevendo o sentimento gerado pelo ato de amamentar!
    É inspirador e incentivador!
    Sugiro compartilhar nas páginas específicas de aleitamento.
    Muitos beijos!

    ResponderExcluir