quarta-feira, 24 de março de 2010

Hora de dormir - Uma questão de Segurança


Essa manhã minha filhota deu uma bela golfada ao acordar, na verdade, foi praticamente uma vomitada, o que me fez pensar em escrever este texto sobre a melhor forma de colocar nossos pimpolhos para dormir, ou, melhor, a mais segura.

Existe uma campanha que fala para colocarmos nossos filhos de barriga para cima, mas nunca consegui concordar com isso. Não fiz assim com meu filho e não o faço com minha pequena. O jeito certo, para mim, e graças a Deus, para minha pediatra também, é de lado e vou explicar para vocês o porquê.

Imagina só, se nesse caso que me aconteceu hoje, minha filha estivesse de barriga para cima. Com certeza, seu vômito iria cair sobre o rostinho lindo dela, podendo vir até a sufocá-la, provocando um mal maior até mesmo que a simples irritação das vias aéreas, proporcionada pelo ato de colocar para fora o leite.

Eu realmente acho que a melhor opção é a posição de lado, com segurança garantida por aquelas almofadas duplas que mantêm o bebê do mesmo jeito durante todo o soninho. Assim, se acontece algum caso de vômito durante o sono ou simplesmente durante o período que o bebê fica deitado na cama, este vai para a lateral do bebê e não para cima dele, causando qualquer tipo de desconforto ou sufocamento.

Prevenir a morte subita é importante e, realmente, a posição de bruços não deve ser utilizada sem uma vigília constante feita por algum adulto. Mas, a posição de barriga também pode ser arriscada, como disse anteriormente, ficando aqui a minha sugestão da posição de lado, que não prejudica em nada o seu bebê e ainda pode prevenir muitas complicações.

É claro, que você deve perguntar ao seu pediatra, antes de adotar qualquer posição para melhor colocar seu filho para dormir. Então, converse com ele e fale sobre os riscos que lhe falei, pois a minha decisão pode ter salvado a minha filha e espero que ajude você também. Nossas vidas são o resultado das nossas decisões, sejam elas certas ou erradas. Pense bem antes de decidir.

2 comentários:

  1. Concordo contigo, a posição de lado é a melhor para os bebês. Quando vi os anúncios incertivando a posição de barriga para cima me assustei, pensei logo nisso tudo que você acabou de contar.
    Quero te parabenizar por concientizar as pessoas quanto a posição correta que se deve colocar o bebê, evitando assim muitos acidentes.
    Deus abençoe você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Nossa tinha muitas dúvidas sobre isso, muito bacana este post!!!
    Adoreiiii!
    Bjimmmm

    ResponderExcluir