segunda-feira, 19 de abril de 2010

Banho de Sol – Icterícia e Vitamina D


Desde que saí da maternidade, o banho de Sol, quando o tempo permite, faz parte da nossa rotina diária. A pediatra da minha filha, desde o início, foi enfática sobre a importância deste hábito no desenvolvimento saudável de todo o recém-nascido.

O Banho de Sol é importante, porque ativa a produção de vitamina D, necessária para facilitar a absorção do cálcio presente na alimentação e, também, degrada a bilirrubina, pigmento causador da icterícia, encontrado no sangue, e que em quantidades muito altas pode ser tremendamente tóxico para o sistema nervoso, o que pode causar lesões graves e irreversíveis.

É claro, que, em se tratando de Sol, todo o cuidado é pouco e, por isso, é importante tomar algumas providências antes de expor a pele do seu filho a este astro tão importante à vida, mas que, também, pode ser muito prejudicial.

Antes dos seis meses não se deve colocar protetor solar na criança, pois sua composição química pode irritar sua pele ainda muito sensível. Por isso mesmo deve-se ter mais cuidado com o horário e o tempo de exposição do seu filho ao Sol para que ele só obtenha benefícios deste hábito tão importante.

O melhor horário para o banho de Sol é no começo da manhã, até umas 9h ou no fim da tarde por volta das 17h. E, o tempo de exposição, deve ser inicialmente entre 5 e 10 minutos e depois prolongado progressivamente até o máximo de 30 minutos. Com esses cuidados seu bebê pode ir ao Sol desde o primeiro mês de vida.

Não se preocupe se você não tem nenhum lugar seguro para levar seu filho para que ele tome seu Solzinho diário, basta uma janela aberta, deixando o Sol entrar em casa sem barreiras, para que seus benefícios sejam absorvidos. Mas, não se esqueça de colocar seu filho sob o Sol que entra em casa sem passar pelo vidro da janela, para que, assim, os raios UV tenham mais efeito.

Depois de anotar todos os cuidados coloque um banho de sol no seu filho, ou qualquer roupa bem leve e vá para o parque, praia ou fique em casa mesmo. Só não se esqueça que quanto maior a área da pele exposta, melhor o resultado. Se puder, deixe seu bebê peladinho, com a fralda em baixo, claro, pois não queremos que nenhum desastre aconteça.

Tomar Sol faz bem para mãe e filho se for feito da forma certa. Então, não abuse, mesmo se o tempo estiver muito quente e você não quiser parar de se refrescar na piscina com seu pequeno. Lembre-se que os problemas causados por este excesso vêm bem depois, quando já é tarde para voltar atrás. Cuide do seu filho para ele não ter que se cuidar depois. Bom Sol!

Obs: Olha só que linda a minha filhota tomando o solzinho dela!

Confira também as matérias do meu site: www.gravidezabsoluta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário