sexta-feira, 30 de abril de 2010

Começou a babação


Muitas pessoas acham que o incio da babação acontece quando os primeiros dentinhos começam a despontar na gengiva, mas, antes disso, por volta dos três meses, os bebês começam a babar por conta do aumento da salivação, que é causado pelo próprio desenvolvimento neurológico e bucal do bebê, o que não está diretamente ligado a coordenação da deglutição.

Minha filha completou três meses e, realmente, nesta mesma época, veio o aumento da salivação seguido por engasgos com a própria saliva dela. Isso é normal e não tem muito remédio para resolver. É só esperar seu filho chegar aos dois anos de idade, quando ele passa a coordenar melhor essa história toda de salivar e engolir. Caso isso não aconteça, é importante procurar um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo para avaliar o motivo deste atraso.

O ato de engasgar é comum no início e vai melhorando com o tempo. Mães de primeira viagem costumam ficar mais assustadas com isso, mas podem se tranquilizar, pois não fará mal algum ao seu filho.

Algumas coisas ao longo do crescimento e desenvolvimento dos pequenos ajudam no aumento da salivação. São estas: o aparecimento dos dentes, por volta dos seis meses, além de aftas, resfriados e refluxos gastroesofágicos. Nestes casos é importante tratar a causa para aliviar as consequências, apesar de na situação do aparecimento da dentição não ter muita solução. De resto há tratamento.

Não se incomode com a babação do seu filho, pois faz parte de seu desenvolvimento. O melhor mesmo a fazer é se previnir e ter sempre uma muda de roupa preparada caso a que ele estiver usando fique muito molhada. O babador também pode ser um grande aliado para os momentos de maior volume de babadas. Não precisa limitar o uso dele só na alimentação. Mães prevenidas valem por duas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário