quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dedo ou chupeta?


Minha filha, como meu filho, está começando a demonstrar uma preferência por chupar o dedo. Comecei a ficar preocupada, já que meu primogênito chupa dedo até hoje, apesar de eu já ter tentado tudo o que conheço para dar fim a este vício que pode vir a ser tão prejudicial a ele.

Por conta do medo, comecei a tentar colocar a chupeta, pois a pediatra da minha filha disse que melhor a chupeta que o dedo. E isso não tem como ser mentira, pois a chupeta você pode sumir com ela, mas o dedo você não tem como tirar.

Eu, então, tentei introduzir a chupeta, o que foi um mega desastre de início. Minha filha não queria nem saber de chupar aquela coisa de silicone dura, queria mesmo era o dedinho gostoso dela. Mudei o formato e o tamanho, até que consegui achar uma que ela aceitasse melhor, mas ela largou novamente e voltou a colocar a mão e o dedo na boca.

Por conta própria resolvi fazer um teste e colocar a mãozinha dela envolta numa fraldinha de pano e fiquei de olho. Não é que funcionou! Ela primeiro ficou tentando chupar o dedo com fralda e tudo, mas depois acalmou e desistiu. Resolvi então fazer isso sempre, pois dessa forma ela não será prejudicada nem pelo vício da chupeta e nem do dedo. O único problema, é que devemos ficar de olho o tempo todo quando colocamos a fraldinha para que ela não sufoque, o que é difícil de acontecer, mas todo o cuidado é pouco.

Na hora de dormir, principalmente, não se deve fazer isso, e, pelo que pude perceber, nem se fará necessário. O bom disso tudo é que se ela não precisa de nada para se acalmar caso acorde durante a noite, ela acaba voltando a dormir mais facilmente se acordada. Minha filhota, hoje, dorme das 21h às 7h da manhã. Comigo, pelo menos, essa história está funcionando. Espero que ajude você também.

Lembre-se! É sempre melhor a chupeta que o dedo, mas melhor ainda é não ter nada que torne nosso filho dependente para se acalmar. Além do vínculo psicológico, esses vícios fazem mal a dentição e ao palato, podendo prejudicar até na fala. Então, por que não, evitar ambos, pois mesmo que seja mais fácil tirar a chupeta, tirá-la pode se tornar um verdadeiro trauma. Fica aí minha dica. Boa vida sem vícios!


Conheça também o meu site: http://www.gravidezabsoluta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário