segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sono do Bebê – Como fazer os pequenos dormirem a noite toda?


Minha filhota está próxima de completar três meses e já me dá a tranquilidade de dormir a noite inteira. Fico vendo tantas mães sofrendo para conseguirem dormir a noite toda juntamente com seus filhos, que resolvi dividir com vocês algumas dicas que devem ajudar nesta empreitada que pode ser mais fácil ou mais difícil, mas que de qualquer forma, vale a pena.

Minha filha começou a dormir a noite toda praticamente desde que ela completou dois meses de vida, quando eu pude deixá-la continuar dormindo, sem ter que acordá-la para amamentar, pois como ela nasceu de 7 meses, era ainda muito pequena quando veio pra casa e tinha o risco de fazer uma hipotermia caso não seguisse esse cuidado.

Para que ela durma tranquilamente a noite toda, sigo algumas regras que já vi funcionarem diversas vezes com outras mães e até comigo mesma em relação ao meu primeiro filho Gabriel, que também passou a dormir a noite toda desde os primeiros meses de vida.

Primeiro eu sigo um ritual diário, mais ou menos na mesma hora, no meu caso, perto das 20h/ 21h. Alguns profissionais dizem que esse horário deveria ser por volta das 18h. Esse fato deve-se ao relógio biológico do bebê que o deixa mais sonolento neste horário, fazendo com que, caso você passe muito deste período, seu filho fique mais agitado e assim prejudique o ingresso da criança no sono noturno prolongado.

Pra mim, acredito que a melhor opção seja a observação. Têm crianças que ficam sonolentas mais tarde, como o caso da minha filha e como era o caso do meu filho também. Na verdade esse horário vai mudando. No caso da minha filha, ela começou dormindo às 24h e acordando às 6h e depois pulou para a mamada anterior, indo dormir às 21h e acordando no mesmo horário.

Voltando ao ritual, começo ele com um bom banho morno com mais intuito de relaxar do que realmente limpar. Começo a colocar o ambiente onde o bebê está num clima mais tranquilo, sons mais baixos e luzes também menos intensas. Depois, coloco uma roupa confortável e a preparo para a última mamada do dia. Termino de alimentá-la e, em seguida, a coloco para dormir sem precisar niná-la, pois isso cria uma necessidade de muleta todas as vezes que ela acordar e precisar voltar a dormir durante a noite.

No começo da introdução ao ritual do soninho, se quiser, pode usar a Shantala, logo após o banho, para ajudar no processo de relaxamento do seu bebê, fazendo-o entender que chegou a hora de dormir. Eu já dou um banho com massagem, fazendo muito carinho na minha filhota ainda quando ela está dentro d’água sem regras e com muito amor. Na verdade a única regra é não fazer carinho nem muito forte, nem muito fraco, pois essa é a forma mais relaxante de acariciar seu bebê.

Uma dica para quando temos que fazer alguns procedimentos chatos no nosso filho, como dar remédios, fazer inalação e outras coisitas mais, é fazê-los antes do banho, para isso não acabar com o efeito de tudo o que você já fez para acalmar o bebê.

Gostaria, também, de desmistificar a idéia de que o bebê para dormir bem, precisa estar de barriga cheia, pois pesquisas mostraram que o leite engrossado com farinha não proporciona mais horas de sono que o leite comum, ou fórmula, então não precisa introduzir tais alimentos antes do tempo. Em relação aos bebês alimentados só com leite materno, estes podem vir realmente a acordar mais durante a noite, porque esse leite é mais facilmente digerido pelo organismo, o que acaba por deixar os pequenos com fome mais rápido. Isso é realmente um fato, mas não torna impossível fazer estes bebês dormirem a noite toda, tanto que meu primeiro filho só era alimentado com leite materno e dormia a noite inteirinha desde cedo.

Fazer seu filho dormir a noite toda é bom para ele e para você. Pra ele, porque o sono é muito importante para seu crescimento e desenvolvimento e a falta de entrar adequadamente no sono REM, um estágio de alta atividade cerebral, faz com que seu bebê tenha menos atenção, mais problemas de comportamento e não aprendam tão bem. Além disso, quando o bebê não dorme bem aumenta a produção do hormônio do stress, o cortisol, que o faz acordar mais durante a noite, criando um círculo vicioso de ainda mais estresse e cansaço pra todo mundo.

Para as mães, o benefício é óbvio. Dormir bem é importante para nossa integridade física e psicológica. Ficamos muito mais dispostas e muito menos estressadas quando estamos com o sono em dia. Então, depois de saber de tudo isso, podemos chegar à conclusão de que ajudar nossos filhos a dormir bem, não é só uma questão de comodidade, é uma questão de saúde para mãe e filho. Bons sonhos!

Vejam também a matéria sobre Shantala no meu site Gravidez Absoluta! http://www.gravidezabsoluta.com.br/bebe.php?cod_conteudo=36

Nenhum comentário:

Postar um comentário