quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chupar dedo - Como parar?!?!


Meu filho Gabriel de sete anos ainda insiste em chupar dedo. Já tentei de várias formas acabar com esse vício, mas foram todos em vão. Agora, o pai dele veio com uma idéia de colocar o aparelho que impede a criança de colocar o dedo na boca, o que me deixou mais tensa ainda em relação a isso.

Este aparelho é realmente a última solução, pois causa um certo trauma na criança. Então, decidi tentar minha última cartada: fazer um curativo no dedão que ele chupa e mantê-lo lá sempre novinho por um mês. Espero que dê certo. Depois conto pra vocês.

Chupar dedo não precisa ser um grande problema se este hábito acaba antes da troca dos dentes. Depois disso, pode ocorrer uma má oclusão deles, o que fará com que seu pequeno use aparelho para correção dentária assim que esta troca terminar.

No meu caso, a troca dos dentes do meu filho começou tarde, nos últimos meses, o que me deu um pouco mais de tempo para resolver o assunto. Na verdade, já tento combater este problema há um tempão, mas agora, com a chegada dos novos dentinhos, se tornou um caso mais urgente para resolver.

Para quem ainda não chegou ao limite como eu, aí vão algumas dicas para fazer seu filho parar de chupar dedo:

· Deixe a criança decidir que isso é um problema – É importante que a decisão de parar venha da criança. Converser com ela sobre o malefício de chupar dedo, como a possibilidade de usar aparelho nos dentes, o que é super incômodo, ou o risco de pegar uma doença.

· Utilize um sistema de recompensas – Combine um prazo com seu filho que não seja muito curto, como um mês, por exemplo, para que ele deixe chupar dedo. Pense em um prêmio para quando ele conseguir, ou pelo menos conseguir ficar mais dias sem chupar do que chupando.

· Ofereça para a criança a opção de chupar o dedo em particular – Se a criança só chupar o dedo em casa e sozinha, isso já diminui bastante o tempo total que ela faz isso durante o dia. É um bom começo para àquelas crianças que chupam o dedo em qualquer lugar.

· Nunca use reforço negativo – Castigar seu filho só o deixará mais tenso o que fará com que ele se renda ainda mais a esse vício.

· Comece com o mais fácil e depois siga em frente – Primeiro pense em um lugar ou uma situação que seja fácil para seu filho parar de chupar dedo. Depois vá seguindo para os mais difíceis até parar por completo em todos os lugares e situações.

· Não grite – Quando vir seu filho chupando dedo não grite. Tire o dedo dele da boca firmemente, mas sem violência, para que ele somente perceba que está fazendo algo errado e que não deve repetir.

· Espere – Normalmente as crianças param sozinhas de chupar dedo antes mesmo da troca dentária ou até os sete anos. Tecnicamente eu acho complicada essa dica, pois eu esperei e agora estou cortando um dobrado para acabar com esse hábito. Acredito que quanto mais cedo melhor e mais fácil de resolver o assunto.

Pesquisas mostram que o hábito de chupar dedo é mais arraizado na cultura ocidental que na oriental, onde as mães passam menos tempo com seus filhos pequenos. O que indica que este ato é uma questão de carência. Então, quanto mais amor e presença damos a nossos filhos, mais a salvo estamos de ter que lidar com isto.


Conheça também o meu site: www.gravidezabsoluta.com.br

2 comentários:

  1. Chupar o dedo é mto dificil parar, até hj minha irmã de 17 anos qnd dorme coloca o dela na boca, qnd eu percebi q minha filha ia começar a chupar o dedo coloquei logo uma chupeta (que ela largou sozinha qnd completou 1 ano).
    Conheço uma mãe q prometeu pra filha de 3~4 anos q se ela parar ela vai ganhar um cachorro.
    Eu prefiri a chupeta pq acho ela muito mais facil de tirar do q o dedo, chupeta vai pro lixo, e o dedo como faz? aputa?
    acho a ideia do seu marido bem valida.

    depois conte se deu certo o curativo no dedo? com a minha irma nem pimenta funcionou...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. olha eu tenho 12 anos e eu quero para de chupar o dedão,e eu queria lhe dizer que a tecnica do curativo nao funsiona,pq aos meu 7 ou 8 anos eu queimei o dedão(o que eu chupo)e minha mae envolvel quase que a minha mae toda de curativos, e nao adiantou,pq eu passei a chupar o outro dedão e assim que o ferimento sicatrizou eu voutei o chupar o msmo dedão e agora quero uma solução para parar,eu estou decidindo se quero usar o aparelho,mais quando eu chupo o dedo denoite eu durmo eu solto o dedo(paro de chupar)e o dedo so fica na minha boca!isso é meio estranho pq eu nunca vi ninguei fazer isso!
    mais mto obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir