segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mamadeira e mais mamadeira


Quando nossos filhos entram na fase da mamadeira muitas perguntas passam a rodear nossa mente e a maioria delas é sobre o bico, ou melhor, os vários tipos de bicos com seus vários tipos de fases. Então, como saber qual comprar?

Primeiro precisamos optar pelo bico ortodôntico ou pelo bico comum. Nessa primeira dúvida, opte pelo ortodôntico, pois ele evita alguns problemas que podem ser causados pelos bicos antigos que, por seu formato, podem gerar uma deglutição atípica, devido a hipotonia da musculatura perioral e lingual, com sequelas a longo prazo na deformação da arcada dentária e de palato. Agora, se seu filho não se adaptar de nenhuma forma ao bico ortodôntico, vale tentar o outro, mas lembrando que assim que ele conseguir, deve passar para o copinho com bico ou canudinho para evitar maiores complicações orais.

Depois vem a dúvida, látex ou silicone. O silicone é mais duro que o látex, mas é mais resistente e mais higiênico. Dentre os bicos de silicone também existem os mais moles e os mais duros, além de uma grande variedade de formatos. A melhor opção é testar um por um, ao invés de comprar todas as mamadeiras e bicos de uma vez, pois você pode escolher um bico que seu filho não se adapte e aí lá vai dinheiro jogado fora.

Outra atenção importante é quanto ao tamanho do furo. Existem marcas que possuem furos para três fases diferentes do bebê e outras para quatro, além do furo para líquidos engrossados. O ideal é você começar com o menor furo e ir aumentando conforme o fabricante indica. A escolha errada do furo pode levar a criança a se engasgar, deixar vazar leite pelos cantos da boca ou até a produzir mais gazes, o que traz um grande desconforto para o seu pequeno.

Existem vários tipos de mamadeiras e bicos e só você, no dia a dia com seu filho, saberá qual se adaptará melhor a ele. Não se preocupe se errar de primeira, pois isso é muito fácil de acontecer. Eu mesma só acertei de terceira e, agora, até que enfim, tenho mais tranquilidade quando chega a hora da próxima mamada.

O mais importante de tudo isso é você curtir esse momento tão especial com seu filho. Estar com o bico certo só lhe trará mais tranquilidade para aproveitar cada mamada ao invés de ficar se perguntando o que está acontecendo com seu filho caso não esteja sugando bem. Dar de mamar é um ato de amor e se essa ação for feita da forma mais segura, o amor ainda fica maior. Boa mamada!
Veja ainda as matérias do site http://www.gravidezabsoluta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário