sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cadeirinha de Carro para bebês


Em época de muitos feriados é importante frisar a importância do uso da cadeirinha de carro ao carregar o seu bebê para o destino que for. Na verdade, deve-se lembrar deste acessório em todos os momentos em que você pense em levar seu filho para qualquer lugar, por mais perto que possa parecer, no seu carro ou até de táxi.

Já foi mais do que provado que esse tipo de cadeirinha é a forma mais segura de carregar seu filho dentro de um carro e, além disso, este ano entra em vigor a lei que pune com multa as pessoas que insistirem em carregar os pequenos de uma forma não segura. Então, para evitar que seu filho se machuque mais gravemente numa colisão ou que você leve uma boa e justa multa, programe a compra deste acessório ainda durante a gravidez para que este não lhe falte nem na hora de levar seu filho da maternidade para casa.

Devemos ficar atentos aos limites de peso que cada cadeirinha pode ser submetida, a melhor posição que podemos colocá-la no carro e a forma correta de prendermos tanto a cadeirinha no carro, quanto o bebê na cadeirinha.

Quanto ao peso, devemos ficar atentos ao manual. Normalmente, para recém-nascidos, chamamos esta cadeirinha de bebê conforto tendo um limite de peso até 9Kg, porém também é possível encontrar limites maiores. Este primeiro tipo tem a facilidade de ser reclinável e deve ser carregada de costas para a frente do carro protegendo, assim, o pescoço do seu filho no caso de uma colisão.

Depois desta primeira fase, a cadeirinha já pode ser colocada virada para frente, mesmo ainda sendo mais segura se colocada virada para trás. O problema é que crianças maiores precisam de mais atenção. E, se você colocar seu pequeno nesta fase virado para trás e estiver sozinha com ele no carro na hora que ele começar a chorar, por exemplo, terá mais dificuldades de distraí-lo, o que poderá causar uma colisão por ter que constantemente olhar para trás e até tentar alcançá-lo com uma das mãos para fazer carinho nele a fim de acalmá-lo. Sei disso por experiência própria. Por sorte não bati.

Quanto a melhor forma de adaptar as cadeirinhas ao carro também devemos seguir atentamente o manual, lembrando que depois de instalada, ela deve ficar quase imóvel ao tentar movê-la com as mãos.

Agora, não adianta nada ter os requisitos acima bem checados se seu filho não estiver preso corretamente à cadeirinha. É importante que ao colocá-lo na mesma, você verifique se o cinto está bem travado e bem ajustado, estando, apenas, há uma distância de um dedo do corpinho da criança.

Fora as normas de segurança básica, sugiro o uso de um retrovisor extra, disponível em lojas especializadas de bebê. Ele possui uma ventosa para facilitar seu posicionamento no vidro do carro a fim de melhor visualizar seu filho, já que ele estará de costas para você. Outra facilidade, no caso dos bebês-conforto, é escolher um que tenha base removível que fica no carro facilitando a retirada do seu filho sem acordá-lo, por exemplo. Neste caso, acho também interessante, escolher um que encaixe no carrinho, o que facilita no tranporte.

Levar seu filho com segurança é primordial, então, qualquer dica é valida. Espero que tenha ajudado. Se tiverem mais dicas para este tema ou outro já anteriormente falado é só postar para que possamos dividir com outras leitoras toda nossa experiência. Afinal, é muito melhor quando podemos dividir o que aprendemos com os outros. Isso nos faz mais merecedores do que já sabemos e abre espaço para aprendermos sempre mais. Aguardo suas dicas!

Veja também as matérias do meu site sobre o assunto em: www.gravidezabsoluta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário