quarta-feira, 26 de maio de 2010

É difícil ir embora



Por volta dos quatro meses de idade os bêbes desenvolvem reações que fazem com que nós, mães, nos sintamos impossibilitadas de nos afastar. Como sair de perto de coisas tão gostosas como nossos filhos que, agora, praticamente pedem para que não nos distanciemos seja com um sorriso único, que agora ele só da para você, ou com balbucios que quase pronunciam, fica mais um pouquinho mamãe!

Antes já era difícil se afastar, mas, agora, com tantas armas que este ser ainda tão pequeno aprendeu a usar, se tornou quase impossível. Nesta fase, o sorriso mais lindo do mundo aparece, um sorriso que só é dado para você e para o papai e que é um meio de dizer o quanto são especiais. É claro que este sorriso aparece num momento bem estratégico para seu filho, que é quando ele precisa mais de vocês para aprender tudo o que é necessário nesta descoberta da fala. Então, pode considerar este gesto encantador também como mais uma arma para ele controlar a sua presença por perto. Pode se acostumar! Virão muitas outras por aí.

Além do sorriso 43, o começo dos balbucios gera um interesse maior dos pais no filho na expectativa da primeira palavra real ser pronunciada. E que seja mamãe, não é mesmo? Responder a seus balbucios com conversas que usam palavras, neste momento, é primordial para que seu pequeno vá tomando mais e mais gosto por emitir sons e em pouco tempo sons mais significativos.

Meu conselho é: converse, converse, converse, mesmo que as primeiras conversas sejam praticamente de mão única. Depois, quando seu filho começar a falar efetivamente, você vai ver que valeu a pena os diálogos loucos, os sons estranhos e as caras malucas que você fez para que seu bebê emitisse cada vez mais balbucios e sorrisos gostosos que não te deixavam sair de casa. Você vai ver que valeu a pena cada atraso para chegar ao trabalho ou em qualquer outro lugar. Afinal, seu filho vale cada minuto seu. Nada pode ser mais importante que um Bruuuuu, Aguuu, Gruuu dele, ou pode?

Veja também as matérias no meu site www.gravidezabsoluta.com.br

Um comentário:

  1. Essa fase é prá mim uma das mais gostosas, é quando eles deixam de ser aquele bebezinho que só dorme e mama e começam a interagir com o mundo e descobrir tudo ao redor. É uma chantagem muito desleal essa das conversinhas e risadinhas, uma delícia... hehehehh. Beijos.

    ResponderExcluir