quarta-feira, 19 de maio de 2010

Introdução a novos alimentos - Que venham as papinhas!!!!



Até os seis meses de idade, o bebê só precisa do leite materno para se manter saudável, crescer e se desenvolver, depois disso, os outros alimentos devem começar a ser introduzidos pouco a pouco. No caso de mães que não mais amamentam seus filhos com leite materno, esta nova fase se inicia um pouco mais cedo, aos quatro meses de idade, fase em que minha filha se encontra.

Quando tive a notícia de que ela iria começar a experimentar novos alimentos fiquei radiante, pois é como se, agora, ela começasse a fazer parte mais integral do meu mundo. Eu já havia passado por isso antes, mas depois de tanto tempo tudo é meio que novidade, principalmente as sensações, pois o conhecimento eu já tinha.

Primeiro é importante começar com os sucos e papinhas doces que são de mais fácil adaptação ao paladar do bebê. É importante evitar as frutas mais ácidas no começo e sempre que puder abdique do açucar. Lembre-se que mel está fora de questão até o final do primeiro ano de idade por conta do risco de contrair butolismo infantil.

Depois de um mês de novos sabores doces, começam a ser introduzidos os gostos salgados que primeiro são pastosos e depois começam a ganhar pedaços. Antes de um ano, é importante evitar comidas que desenvolvam mais facilmente alergias e intolerâncias alimentares como frutos do mar. Ser simples neste primeiro ano é importante para que depois seu filho se adapte mais facilmente aos gostos mais exóticos que temos disponíveis no mercado sem nenhuma alergia ou intolerância que o impeçam de curtir o mundo gastronômico que nos ronda.

Por conta desses riscos, é importante, nesta nova fase, observar atentamente como cada alimento é recebido pelo seu pequeno. Experimente primeiro as frutas sozinhas, por exemplo, para depois misturá-las a outras frutas ou até a legumes. Assim, caso algum alimento não seja bem aceito por seu filho, vai ser mais fácil distinguí-lo dos outros.

Na hora de escolher a colher para começar essa nova descoberta, escolha as com ponta de silicone, pois estas são mais macias e de mais fácil introdução na boca dos pequenos. Tome cuidado também com o tamanho, pois este detalhe pode atrapalhar nesta nova jornada. Comece com as bem pequenas e depois vá aumentando.

Não é porque seu filho, agora, já pode comer outros alimentos que o leite será excluido. Este ingrediente da dieta das crianças ainda demora para sair e no começo ainda é parte importante da alimentação diária, sendo dado de três a quatro vezes por dia.

Hoje, vou começar a me integrar com esta nova dieta da minha filhota e podem ter certeza que venho aqui, depois, para dividir minhas novas dificuldades e descobertas com todas. Sei que muitas de vocês devem ter várias histórias para contar sobre a primeira papinha e eu adoraria que dividissem elas comigo. Que as papinhas nos aguardem!!!

2 comentários:

  1. Alimentação é um assunto muito importante – por razões óbvias! Como tive meu primeiro bebe há pouco tempo, estou muito confusa sobre REFLUXO. Meu 1º bebe nasceu a pouco e está com esse problema. Alimentação é um fator importante nessa questão tb. Mesmo só com peito....

    Além disso, não sei devo deixar meu pequeno de barriga para cima ou de lado. Alguém poderia falar a respeito no blog? Procurei médicos que tiveram opiniões totalmente divergentes. Medicação não surte efeito.

    Sigo a orientação de mamãe, deixando ele com barriga para cima….. eventualmente ele tem o dito problema. A propósito, quando estava fora do BR - faz tempo - vi um produto que indica a posição do bebe, bem como se está se movimentando. Moro no Sul e, como faz frio, tenho de colocar muitas cobertas no bebe e tenho medo de sufocá-lo…. fico preocupada, pra ver se está na posição certa e está se mexendo…

    Por sorte, achei algo assim aqui no BR :http://www.caretech.com.br/
    Alguem ja usou?
    Acho que funciona como uma baba eletrônica que indica posição e movimento do bebe.
    Bjs

    Roberta

    PS: AMEI o blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    não sei se vc viu, mas eu escrevi um texto sobre posição para dormir.
    Que bom que gostou do blog, vc já conheceu meu site que tem matérias diariamente???
    Bjo grde e boa sorte!

    ResponderExcluir